patrocinadores Oficiais do SC Freamunde

patrocinadores Oficiais do SC Freamunde

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Freamunde: Júnior Maranhão de partida


O médio brasileiro Júnior Maranhão, do Freamunde, pode estar de partida em Janeiro.

Manuel Pacheco, presidente do clube, admite a possibilidade de negociar o jogador de 24 anos para o estrangeiro, embora não esteja descartada a hipótese de poder vir a actuar na primeira Liga.

O destino mais provável de Maranhão é, contudo, o Leste europeu.
O Freamunde poderá ainda ceder o avançado angolano Valdinho ao Sertanense, a título de empréstimo.

in @ABola

Freamunde: Vaqueiro não sai!


«Nicolau Vaqueiro não sai do Freamunde.» A demonstração de confiança no trabalho do técnico é apresentada por Manuel Pacheco, presidente do clube, que sai não só em defesa do treinador, mas também do restante grupo de trabalho e da Comissão Administrativa.

O líder do emblema dos capões sentiu necessidade de promover uma conferência de Imprensa de forma a contestar as manifestações de desagrado interpretadas pelos adeptos no último jogo, frente ao Estoril, numa altura em que a equipa estava a vencer por 2-0. «Custa-me acreditar até que os insultos e os apupos tenham sido proferidos por pessoas de Freamunde», desconfia Manuel Pacheco.

Estas reacções, contudo, não fazem o dirigente vacilar. «Sinto-me pressionado pelos adeptos, mas quanto mais pressão, mais fortaleço as minhas convicções. Tenho a responsabilidade de dirigir esta instituição e, como tal, não posso tolerar este tipo de comportamentos. E não lhes adianta de nada... Não é por haver este tipo de contestação que a equipa técnica vai mudar», sublinha.

In @ABola

Freamunde termina o ano de 2010 em 13º

Com o ultimo jogo a ser realizado na noite de 5ª feira entre o Leixões e o Trofense, terminou a Liga Orangina do ano de 2010, a 13ª jornada já será realizada em 2011.
Mesmo tendo obtido um resultado muito negativo frente ao Estoril olhando ás circunstancias da partida, o Freamunde conseguiu manter a posição, embora neste momento esteja com o mesmo numero de pontos que o Desp. Aves, que se encontra abaixo da linha de água.
Na próxima jornada o Freamunde recebe um candidato à subida, o Leixões, veremos a capacidade de resposta da equipa após o empate caseiro que teve sabor a duas derrotas!!

CLASSIFICAÇÃO

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Liga Orangina: 12ª jornada



12.ª JORNADA

Leixões-Trofense, 1-2
(Rui Pedro 38'; Pedro Ribeiro 2', Zé Manel 53')

Gil Vicente-Varzim, 2-2
(Júnior Caiçara 26' e Luís Carlos 35'; Rafael Lopes 66' e Bruno Moreira 82')

Moreirense-Belenenses, 2-1
(Castro 83', Lico 90'+1; Celestino g.p. 38')

Feirense-Penafiel, 2-1
(Diogo Cunha 12', Thiago g.p. 58'; Marco Cadete a.g. 26')

Sp. Covilhã-Oliveirense, 1-3
(Vasco Varão 58'; Ricardo Sousa g.p. 13', Carlitos 23', Clemente 76')

Freamunde-Estoril, 2-2
(Luiz Carlos 30', Marco Matias 45'+2; Tiago Bernardi 54', Luís Leal 90')

Arouca- D. Aves, 1-3
(Babanco 54'; João Pedro 14', Pedro Pereira 25', Rabiola 66')

Santa Clara-Fátima, 0-0

Freamunde 2-2 Estoril: Resumo

Freamunde 2-2 Estoril

VERGONHOSO!


O Sr. Nicolau Vaqueiro, qual Pai Natal qual quê, colocou-nos no sapatinho um presente envenenado.

Tendo já presenciado centenas de jogos do SC Freamunde ao longo dos anos, não me lembro de uma coisa destas: estar a vencer por dois golos de diferença em casa e a defrontar uma equipa com dois jogadores a menos durante quase toda a 2ª parte, e mesmo assim jogar na "retranca"!!! Deve ser inédito em Freamunde e em quase todo o mundo, menos na cabeça do Sr. Nicolau Vaqueiro!! Tal como aqui foi dito num comentário, não tenho duvidas que o senhor, é sério e honesto, mas é totalmente incompetente, e como aqui não é a Santa Casa da Miséricordia, está mais do que na hora de deixar o lugar vago, para alguém com outra categoria como treinador de futebol.

Quando, ainda antes do inicio do jogo, me transmitiram a informação de que a equipa do Freamunde havia treinado na manhã de ontem (dia do jogo), e conta quem presenciou o treino que,  foi um ensaio bem "rasgadinho", com direito a tudo, incluindo atletismo em volta do relvado (especialidade do Sr. Nicolau), eu fiquei com um péssimo pressentimento, que se veio a confirmar na 2ª parte da partida, ou seja, na ultima meia hora de jogo, os jogadores não podiam com as pernas!!

2ª PARTE FOI UM ACUMULAR DE EQUÍVOCOS
O Freamunde na 1ª parte jogou bem, a equipa foi ambiciosa, agressiva, procurou o golo e merecidamente conseguiu uma vantagem boa de 2 golos, mas o intervalo foi um mau conselheiro. Logo aí, ainda nos balneários deu-se o 1º ERRO: saída de João e entrada de Tarcisio. Para quê? Se a equipa estava bem, a jogar bom futebol, para quê alterar tão cedo? deixava decorrer mais uns minutos para ver a reacção do Estoril e depois, sendo necessário alterar aí sim alterava-se. 2º ERRO: além da saída do único avançado de raiz tão cedo, o treinador teve a "feliz" ideia de encolher a equipa e passar a jogar literalmente atrás. 3º ERRO: pela enesima vez,  o Sr. Nicolau Vaqueiro tira o defesa esquerdo e coloca o jogador mais perigoso do Freamunde e em melhor forma (Maranhão) nesse lugar, e então aí é que a equipa morre. Eu daqui faço uma pergunta: Sr. Vaqueiro, o senhor não sabe mais nenhum tipo de substituição para além desta que está mais do que provada que não serve os interesses da equipa??!! ....daasssee!!!

DEMITA-SE!
Enfim, este senhor Vaqueiro, teve o condão de me ter dado uma noite de insónias, a mim e se calhar a muitas outras pessoas. Num jogo em que tudo teve a nosso favor, incluindo o árbitro que assinalou tudo e mais alguma coisa a nosso favor (algo pouco habitual nos últimos anos), largos minutos a jogar com 2 elementos a mais, e mesmo assim 2 pontos voaram.


Jogo no Complexo Desportivo do Freamunde.


Freamunde: Tó Figueira, Raviola, Luís Pedro, Hélder Sousa, Serginho (Pedro Henriques, 73, Marcelo, 77), Alonso, Luiz Carlos, Júnior Maranhão, Maciel, Marco Matias e João Rodrigues (Tarcísio, 46).

Estoril-Praia: Cléber, Anderson Luís (Murilo Ceará, 57), Tiago Bernardi, Lameirão, Jefferson, João Coimbra, Vinicius Reche (Steven Vitória, 46), Luciano Bebé, Tiago Costa, Luís Leal e Alex Afonso (Luiz Alberto, 72).

Árbitro: Manuel Mota (Braga).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Anderson Luís (28), Tiago Bernardi (34), Luciano Bebé (44 e 68), Marco Matias (57), Raviola (63). Cartão vermelho direto para Jefferson (53). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Luciano Bebé (68).

O árbitro foi um santo.

Luiz Carlos e Maranhão, dois dos melhores em campo

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Liga Orangina: 12ª jornada



Terça-feira, 28 de Dezembro de 2010
SC FREAMUNDE X ESTORIL-PRAIA
20:15 horas


Nesta época Natalicia, vamos todos oferecer uma prenda ao nosso SC FREAMUNDE, enchendo o nosso estádio com alegria, boa disposição, e apoiando a equipa o mais possivel! No final teremos todos certamente uma boa recompensa.

TRAZ O TEU CACHECOL E VEM APOIAR O NOSSO FRE FRE NO ESTÁDIO!!

Nicolau Vaqueiro lamenta ausências

JOGO TERÇA-FEIRA COM O ESTORIL


O treinador do Freamunde lamentou a ausência de alguns jogadores no jogo com o Estoril, que se vai realizar terça-feira, mas prometeu "atitude e vontade" para tentar vencer o encontro da 12.ª jornada da Liga Orangina.

"O Bock e o Sérgio Nunes são dois jogadores com um papel preponderante na equipa, existindo já rotinas, mas temos valores suficientes no plantel para os substituir amanhã [terça feira]", disse à Lusa Nicolau Vaqueiro, aludindo aos castigos que os futebolistas vão cumprir na receção ao Estoril.

Nicolau Vaqueiro admitiu que o Estoril "tem bons valores e apetrechou-se fortemente, numa aposta clara de subida", mas sublinhou que a sua equipa tudo fará para vencer.

O técnico da formação nortenha reconheceu também "mais dificuldades" da equipa a jogar como visitado, o que justificou com "um respeito maior e mais cautelas dos adversários", confessando também estar "ávido de dar mais alegrias" aos sócios da equipa.
"É preciso consciencializar as pessoas para um campeonato extremamente difícil, onde todos os pontos são importantes, mas é evidente que não estamos satisfeitos com os resultados. Estamos ávidos de dar mais alegrias aos sócios", concluiu

Escolas Série 1 - 100% Vitoriosos

A equipa de escolinhas, futebol de 7 - Série 1, terminou o campeonato com 11 vitórias em 11 jogos. A equipa do SC Freamunde consegui ainda marcar 164 golos e sofreu apenas 6. Esta equipa irá agora disputar o titulo distrital do escalão.

Resultados:
SC Freamunde 24 - 0 Alfenense
Leixões 3 - 5 SC Freamunde
SC Freamunde 14 - 2 Trofense
Rebordosa 0 - 23 SC Freamunde
Ataense 0 - 14 SC Freamunde
SC Freamunde 27 - 0 Sobrado
Penafiel 0 - 4 SC Freamunde
SC Freamunde 4 - Boavista 1
Valonguense 0 - 19 SC Freamunde
SC Freamunde 14 - 0 Aliados Lordelo
Montezelo 0 - 16 SC Freamunde

Resta dar os parabéns ao atletas e aos treinadores da equipa Néné e Barbosa.


Noticia retirada de: www.estrelinhascf.blogspot.com

domingo, 26 de dezembro de 2010

Afinal onde estão os grandes favoritos?

Apenas 3 pontos entre líder e 10.º classificado
Pergunta: quais os grandes favoritos aos dois lugares de subida à 1.ª Liga? Resposta possível em agosto: há entre 8 a 10 candidatos, uns assumem-se, outros não, mas também querem a promoção. Resposta em dezembro, antes do Natal: há 15 candidatos (o Fátima está mais distante...), é impossível atribuir qualquer grau de favoritismo.

É assim a Liga de Honra, e a tradição de ser o campeonato mais equilibrado do futebol português está a cumprir-se. Na temporada passada, a prova só se decidiu nas últimas duas jornadas, com 5 clubes a lutarem por duas vagas de subida. Na atual época, a corrida promete ser até à última.

Uma vitória
Um terço do campeonato já passou e a classificação está como nunca se vira no século 21. A vantagem do líder para o 10.º classificado é de apenas 3 pontos. Isso mesmo, para o Varzim o Feirense está à distância de uma vitória. E nesta altura o facto de o Moreirense (15.º) estar a 5 pontos do Trofense (2.º) não o retira da luta pela subida.

O Gil Vicente já teve 5 pontos de vantagem sobre o 3.º (6.ª jornada) mas agora é 8.º, a 2 do líder. O Varzim era último na 7.ª ronda, a 7 da subida, e agora está a 2. Assim, só o Fátima, último, parece estar fora...

in Record

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Bock eleito o melhor do mês de Novembro da Liga Orangina

O avançado Bock, de 35 anos, goleador do Freamunde, foi eleito o jogador do mês de Novembro da Liga Orangina pelo Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, mercê do seu desempenho ao longo desse período.

O Sindicato entendeu ainda consagrar o jovem André Micael, do Moreirense, como o jovem do mês, enquanto a equipa do Santa Clara irá receber o prémio fair-play.

in "A Bola"

Ostolaza rescindiu com o V. Guimarães

O médio Uruguaio Ostolaza rescindiu o contrato que o ligava ao Vitória até 2012, mas podem descansar meus amigos ele não assinou pelo Freamunde. Felizmente a rescisão com o clube vimaranense fez com que Ostolaza também abandonasse o Freamunde e regressasse ao seu país. Foi de facto um erro de casting este atleta, muito fraco...até sempre Ostolaza!!!

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Trofense 1-1 Freamunde : Resumo

Trofense 1-1 SC Freamunde

O Trofense e o Freamunde empataram este domingo 1-1, em jogo a contar para a 11.ª jornada da Liga Orangina, disputado na Trofa, com golos de Nildo e de Bock, que acabaria expulso.
A equipa de Porfírio Amorím vinha de uma derrota caseira (2-1) inesperada com o Belenenses, pelo que vencer era importante para as pretensões de candidato à subida. Já o Freamunde, tinha conquistado uma vitória (1-0) contra um adversário direto, o D. Aves.

O Trofense ameaçou primeiro. Aos 13 minutos, Igor atirou à figura de Tó Figueira e, aos 14’, Nildo acabaria por inaugurar o marcador, depois de uma jogada confusa na grande área.
A equipa de Nicolau Vaqueiro reagiu com cabeceamentos de Luís Pedro, que saiu ao lado (21’), e de Luís Carlos, para defesa apertada de Marco (42’).

Mas, o conjunto trofense foi mesmo a vencer para o intervalo, quando os visitantes já mereciam o empate, que quase surgiu por Maranhão, nos descontos.

A 2.ª parte começou com as equipas apáticas e a demorar para ganhar ritmo. Serginho foi o primeiro a despertar, com um remate forte que o guardião visitante teve dificuldade em encaixar, aos 53 minutos.

Do outro lado, foi Tarcisio quem mostrou trabalho minutos depois de entrar (60’), mas Marco sacudiu para canto, já em esforço.

O golo do empate surgiu com naturalidade, aos 68 minutos, por intermédio de Bock, após assistência de Maciel.

O Freamunde acabou reduzido a 10 jogadores com a expulsão de Bock, aos 77 minutos. O juiz da partida considerou que houve entrada dura sobre Igor, que, no minuto seguinte, pediu substituição e saiu a coxear.

A partida acabou com os locais a pressionar. Chico cabeceou por cima da barra, mesmo em cima do minuto 90, naquela que seria a oportunidade mais flagrante para o Trofense vencer e reaproximar-se dos lugares cimeiros.

Trofense: Marco, João Dias, Pedro Ribeiro, Filipe Gonçalves, Igor (Chico 78’), Tiago, Varela, Nildo, Bahin, Serginho (Licá 75’) e Zé Manel (Moustapha 66’).
Suplentes: Janota, Luís Eduardo, Moreil?ndia, Moustapha, Outarra, Chico e Licá

Freamunde: Tó Figueira, Raviola, Luís Pedro, Hélder Sousa, Sérgio Nunes, Serginho (João Rodrigues 31’), Alonso (Maciel 31’), Luís Carlos, Júnior Maranhão, Pedro Henrique (Tarcisio 57’) e Bock.
Suplentes: Douglas, Ostollaza, Tarcisio, João, Maciel, Marcelo e Vítor Basto.

Árbitro: Carlos Xistra (Castelo Branco).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Filipe Gonçalves (30’), Sérgio Nunes (45’), Zé Manel (62’) e Nildo (89’). Cartão vermelho direto para Bock (77’).

in Record online



Freamunde deu meia hora de avanço ao Trofense
A tactica apresentada por Nicolau Vaqueiro na Trofa, foi tudo menos a mais correcta. O Freamunde entrou em jogo nitidamente com o autocarro dentro da baliza, e foi precisamente durante esse periodo que a exibição azul foi feia...muito feia, o Freamunde foi uma equipa totalmente dominada pelo adversário, e em consequencia disso mesmo, sofreu um golo e poderia ter sofrido mais. Tal como Nicolau Vaqueiro disse na conferencia de imprensa, entrou em campo com um sistema de jogo que não é habitual na equipa, e só se apresentou assim devido ao valor do Trofense, ou seja, o treinador do Freamunde foi para a Trofa cheio de medo. Quando foi preciso perder o medo, o Freamunde jogou olhos nos olhos com o seu oponente, e passou a dominar o jogo, a criar mais oportunidades de golo, a ter mais posse de bola, etc etc, e não fosse a expulsão de Bock, em vez de um ponto, o Freamunde poderia ter trazido para casa mais dois.
Concluindo, a tactica do medo colocada em campo na 1ª meia hora do jogo foi completamente falhada, nada que não fosse previsivel. No periodo que o Freamunde jogou para ganhar fez talvez a sua melhor exibição da época.

Liga Orangina: 11ª jornada

Oliveirense-Moreirense, 1-1
(Pimenta 77'; Antchouet 89')

Fátima- Feirense, 1-2
(Nuno Sousa g.p.15'; Tiago Freitas 43'+3, Moisés 72')

D. Aves-Leixões, 2-2
(Vasco Matos 46', Tozé Marreco 50'; Oliveira 31', Feliciano 72')

Penafiel-Santa Clara, 1-1
(Vagner 52'; Fajardo 42')

Estoril-Arouca, 5-2
(Alex Afonso g.p. 70', 90' e 90' +2, Luciano Bebé 79', Tony Taylor 87'; Kiko 16', Hélder Silva 45'+1)

Varzim-Sp. Covilhã, 5-2
(André Carvalho 5', Rafael Lopes 9' e g.p. 72', Gonçalo Graça 64', Rui André 88'; Wagnão 1', Rincón 29')

Trofense-Freamunde, 1-1
(Nildo 14'; Bock 68')

Belenenses-Gil Vicente, 2-0(Camará 30', Miguel Rosa 84')

sábado, 18 de dezembro de 2010

E se o Freamunde terminasse o ano de 2010 nos primeiros 5 lugares?!

Pois é, parece impossivel olhando ao percursso efectuado pela equipa em todas as competições em que participou desde o inicio da época, mas é possivel....bem possivel!


QUAL O SEGREDO?
O segredo é muito simples, o SC Freamunde disputa o mais competitivo campeonato em Portugal e quiçá, um dos mais disputados da Europa. E, como tal, basta vencer os 3 últimos jogos do ano, e é possivel passar a ocupar um dos lugares cimeiros, após ter estado a maior parte da competição até ao momentos na cauda da tabela classificativa. Uma terça parte do trabalho já está cumprida ou seja, o 1º dos três jogos já está ganho (1-0 frente ao Aves), faltam duas vitórias em 2 jogos que, são dificeis é certo mas possiveis de vencer: Trofense fora de portas e Estoril em casa.

Força EQUIPA, é possivel conquistar os 6 pontos em disputa até ao final de 2010, e alcançar os primeiros lugares da Liga Orangina.

VAMOS FREAMUNDENSES, VAMOS APOIAR O FREAMUNDE NA TROFA, COMO FAZIAMOS EM TEMPORADAS BEM RECENTES.

TUDO À TROFA!!

Uma saída e duas entradas para jogo na Trofa

Marco Matias está castigado e falha encontro
A ausência de Marco Matias, castigado, e as chamadas de Larry e Pinto são as novidades nos convocados do Freamunde para o jogo de domingo com o Trofense, da 11.ª jornada da Liga Orangina.
O avançado Marco Matias, cedido pelo Vitória de Guimarães e o segundo melhor marcador da equipa, com dois golos, foi expulso por acumulação de amarelos no jogo com o Desportivo das Aves e cumpre castigo, enquanto Larry regressa aos convocados após longa ausência, por opção técnica.
Por seu lado, o defesa Pinto foi convocado pela primeira vez esta época, numa lista de 20 elementos que não integra os lesionados Tiago Macieira, Brandão, Paulo Monteiro e Luciano.
As duas equipas vão defrontar-se pela terceira na Trofa para a Liga de Honra, registando-se uma vitória para cada lado, sendo que em 2009/2010 o Trofense goleou por 4-0.
O 13.º classificado Freamunde, com 11 pontos, visita o 5.º da geral, Trofense, com 16, pelas 16 horas de domingo, num jogo com arbitragem de Carlos Xistra, de Castelo Branco.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Tó Figueira e Douglas.
Defesas: Raviola, Sérgio Nunes, Luís Pedro, Vítor Bastos, Hélder Sousa, Pinto e Serginho.
Médios: Tarcísio, Alonso, Junior Maranhão, Luiz Carlos, Larry, Marcelo e Ostolaza.
Avançados: Bock, João Rodrigues, Maciel e Pedro Henrique.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Preço dos Bilhetes

CD Trofense x SC Freamunde - 11ª jornada da Liga Orangina


Não Sócios
- Bancada Norte (P5A): Visitantes
- Bancada Norte (P5): 7€
- Bancada Nascente (P6): 10€
- Cartão Jovem (P5): 5€

NOTAS:
- A quota válida para este jogo é a de Novembro (mês 11);
- A entrada no Estádio C.D.Trofense para assistir a eventos desportivos só é permitida a maiores de 3 anos;
- Bilhetes à venda na secretaria do Clube a partir de quarta-feira e até sábado às 13h e nas bilheteiras do estádio domingo a partir das 14h30;

Fonte: http://www.cdtrofense.pt/

domingo, 12 de dezembro de 2010

Resultados Camadas Jovens

JUNIORES:
SC Freamunde 0-0 Sp. Braga

JUVENIS A
Sp. Braga 2-0 SC Freamunde

JUVENIS B
SC Freamunde 4-1 Frazão

INICIADOS A
Paredes 2-1 SC Freamunde

INICIADOS B
SC Freamunde 4-3 Vila Meã

INFANTIS A
Rebordosa 0-5 SC Freamunde

INFANTIS B
SC Freamunde 1-2 P. Ferreira

Ganhe camisolas do SC Freamunde com a Betclic



O site de apostas Betclic lançou um passatempo que visa oferecer camisolas oficiais de todos os clubes das Ligas profissionais em Portugal, dos quais se inclui claro está, o SC FREAMUNDE.

É muito fácil participar e alcançar a tão ansiada camisola do nosso Freamunde:

Primeiro, terão que se registar no site da Betclic. Uma vez feito o registo, deverão depositar na vossa conta, no minimo 20 € (podem faze-lo facilmente através do multibanco). Uma vez depositado podem começar a apostar. Para receberem em casa a vossa camisola, só têm que depois enviar um e-mail para promocoes@betclic.com indicando o vosso username (o nick da vossa conta) para que possam confirmar se efectivamente depositaram os 20 euros e jogaram; o clube do qual querem a camisola; e o tamanho da mesma.


Caso percam o dinheiro na primeira aposta, a Betclic dá novamente 20€ ao jogador para apostar, ou seja, a Betclic, oferece uma 2ª oportunidade de aposta, e a partir daí, o jogador está por sua conta e risco.

Aqui está uma excelente oportunidade de adquirir uma camisola oficial do SC Freamunde, que poderá ficar por um preço modico de 20€, caso as apostas sejam perdidas, mas se estiver em dia sim nos seus palpites, então para além de ganhar a camisola, pode amealhar uns euros!

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Departamento de Formação


Programa para o feriado

INFANTIS B
Frazão x Freamunde - 15:00 horas

JUVENIS A
Freamunde x V. Guimarães - 11:00 horas

JUNIORES
Rio Ave x Freamunde - 15:00 horas

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Camadas Jovens: Resultados


JUNIORES: 1ª divisão nacional - zona norte
Freamunde 2-0 Moreirense
Classificação actual: 8º lugar

JUVENIS A: nacional-serie A
Chaves 4-2 Freamunde
Classificação actual: 7º lugar

JUVENIS B: 2ª distrital serie 4
Bougadense 0-7 Freamunde
Classificação actual: 2º lugar

INICIADOS A: 1ª divisão distrital serie 2
Freamunde 1-0 Amarante
Classificação actual: 1º lugar

INICIADOS B: 2ª divisão distrital serie
Felgueiras 2-1 Freamunde
Classificação actual: 5º lugar

INFANTIS A: 1ª divisão distrital serie 2
Freamunde 0-0 Paredes
Classificação actual: 1ª lugar

INFANTIS B: 2ª divisão distrital serie 6
Freamunde 5-0 Sobrão
Classificação actual: 4º lugar

domingo, 5 de dezembro de 2010

SC Freamunde 1-0 Desp. Aves

Figueira em destaque

Guardião garante triunfo em jogo de aflitos

Uma grande exibição do guarda-redes Tó Figueira garantiu este domingo uma importante vitória ao Freamunde face ao D. Aves (1-0), num jogo de aflitos da 10.ª jornada da Liga Orangina, marcado por uma arbitragem polémica.

O leiriense Olegário Benquerença não esteve à altura do estatuto de árbitro internacional, deixando dúvidas nas duas grandes penalidades assinaladas, uma para cada lado, parecendo também exagerada a amostragem do segundo cartão amarelo a Marco Matias, que deixou o Freamunde a jogar com 10 mais de meia hora.

Num jogo disputado debaixo de muita chuva, em especial no primeiro tempo, valeu o remate certeiro do capitão freamundense Bock, aos sete minutos, na cobrança de uma grande penalidade, a dar vantagem aos anfitriões, que Tó Figueira ajudou a segurar com quatro enormes defesas.
O guarda-redes dos locais começou a brilhar bem cedo no jogo, logo aos 11 minutos, quando defendeu o remate denunciado de Rabiola na cobrança de uma grande penalidade, a quem voltou a negar o golo por mais duas vezes no mesmo lance, aos 34 minutos, repetindo o que já fizera três minutos antes, aos 30, a João Pedro.
Com a expulsão (pareceu exagerada) de Marco Matias, já no segundo tempo, aos 56 minutos, o treinador do Aves reforçou o ataque, mas Rabiola e Tozé Marreco não foram felizes nos remates, podendo queixar-se do mesmo Pedro Pereira, quando acertou na trave, aos 81 minutos.
O Aves adaptou-se melhor ao terreno pesado, mas a sua vantagem traduziu-se apenas no maior tempo de posse de bola e no maior número de remates à baliza, face a um adversário que foi gerindo a vantagem como podia, acabando o encontro remetido à sua área.

Com este resultado, o Freamunde passa a somar 11 pontos, dando um pequeno passo em frente na classificação, enquanto o D. Aves, que podia ter conseguido outro resultado, mantém nove pontos e caiu na zona de descida.

Jogo no Complexo Desportivo do Freamunde

Ao intervalo: 1-0.
Marcador: 1-0, Bock, 7 minutos (gp)

Freamunde: Tó Figueira, Raviola, Luís Pedro, Hélder Sousa, Sérgio Nunes, Alonso, Luiz Carlos (Tarcísio, 58), Junior Maranhão, Marco Matias, João Rodrigues (Maciel, 71) e Bock (Ostolaza, 78).

D. Aves: Hélder Godinho, Marco Airosa (Tozé Marreco, 59), João Pedro, Gonçalo, Vítor Vinha, Júlio César, Marco Cláudio (Vasco Matos, 74), Lourenço, Pedro Pereira, Luisinho e Rabiola.

Árbitro: Olegário Benquerença (Leiria).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Gonçalo (6), Luiz Carlos (10), Sérgio Nunes (11), Marco Matias (30 e 56), Pedro Pereira (32), Tarcísio (80) e Júlio César (90+4). Expulsão por acumulação de cartões amarelos para Marco Matias (56).

in "Record online"

Liga Orangina: 10ª jornada

Feirense-Moreirense, 2-1
(Luciano 62' e 91'; Castro 82')

Trofense-Belenenses, 1-2
(Zé Manel 87'; Celestino 17' g.p. e Miguel Rosa 78')

Arouca-Varzim, 3-3
(Hélder Silva 36', Kiko 38' e Edu Souza 62'; Neto 25', 86' e Tiago Carneiro 68' g.p.)

Freamunde-Aves, 1-0
(Bock 6' g.p.)

Sp. Covilhã-Penafiel, 0-0

Leixões-Fátima, 3-0
(Oliveira 45', Cauê 58' e Tiago Cintra 89')

Santa Clara-Estoril, 1-0
(Moreira 37')

Gil Vicente-Oliveirense, domingo (12 dezembro)

CLASSIFICAÇÃO

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Assembleia Geral

Freamunde apresenta contas e muda estatutos



O Freamunde tem agendada para hoje (21h30) uma Assembleia Geral, na Casa da Cultura, onde serão apresentadas as contas da época passada assim como uma proposta para a alteração dos estatutos. Quanto ao plantel, Brandão e Luciano, ambos por motivos físicos estão indisponíveis para a recepção de domingo ao Aves.

in O Jogo

Semana Gastronómica do Capão à Freamunde em 8 restaurantes até 13 de Dezembro


A V Semana Gastronómica do Capão à Freamunde, que vai decorrer entre os próximos dias 1 e 13 de Dezembro, para além de ter conquistado mais dois restaurantes aderentes, apresenta este ano algumas novidades gastronómicas confeccionadas com Capão, associando ao menu produtos típicos da região, como a broa do Vale do Sousa e o vinho verde da região e doçaria tradicional do Concelho.

Neste período oito restaurantes do concelho vão disponibilizar no seu menu diário, ao almoço e ao jantar, o prato de Capão à Freamunde, desafio lançado pela autarquia e Junta de Freguesia de Freamunde aos restaurantes nos últimos 5 anos, juntamente com a Associação Juvenil Ao Futuro (AJAF) e a Associação de Criadores de Capão de Freamunde.
É mais um momento alto para a promoção deste prato que delicia apreciadores, inspirou escritores e cujo produto se encontra na fase final do processo de Indicação Geográfica Protegida (IGP).

A Semana Gastronómica do Capão à Freamunde abriu no dia 1 de Dezembro em 8 Restaurantes do concelho: A Nossa Pensão (Paços de Ferreira); A Presa (Freamunde); Casa do Campo (Figueiró); Citânia (Paços de Ferreira); O Gusto e Parrilhada (ambos em Freamunde); Tarasco (Figueiró) e Tasquinha D'Aldeia Melo (Lamoso).

19.º Concurso "Capão à Freamunde"
Um dos pontos altos desta edição da Semana Gastronómica acontecerá no dia 12 de Dezembro, com o 19º Concurso Gastronómico "Capão à Freamunde", que consiste num Jantar de Gala na Quinta da Vista Alegre, Freamunde, durante o qual é atribuído o prémio ao restaurante que melhor confecciona o Capão.

Neste evento, os restaurantes aderentes levam o seu capão a concurso, em que o prato é apreciado e avaliado por um júri, sendo posteriormente nesse jantar, comunicado o vencedor no Jantar e entregues os respectivos prémios. O Jantar de Gala conta com a participação de individualidades das diversas áreas, que têm oportunidade de degustar tão prezada iguaria. O valor de cada entrada será de 30 euros e os ingressos encontram-se à venda, entre os dias 1 e 9 de Dezembro, no Centro de Informação Turística de Paços de Ferreira, que funciona no Museu Municipal e na Junta de Freguesia de Freamunde.
É mais um momento alto para a promoção deste prato que encanta apreciadores e cujo produto se encontra em processo de IGP, Indicação Geográfica Protegida.
Excelentemente assado, com recheio, e levado à mesa com a pele estaladiça, conquistou apreciadores de prestígio como: Camilo Castelo Branco, Gil Vicente, Eça de Queirós e D. Francisco Manuel de Melo.

Feira dos Capões
O dia 13 é, por excelência, dedicado à compra e venda do capão vivo. No dia de Santa Luzia milhares de pessoas deslocam-se a Freamunde para a Feira dos Capões que decorre no centro da cidade.

A vertente religiosa é também motivo de deslocação a Freamunde, na maior parte dos casos por devoção ou para cumprir promessas a Santa Luzia, ainvocada para a cura dos males da vista. Neste dia 13, o programa contempla a celebração de duas missas, na Capela de Santo António, pelas 09 e pelas 11 horas. Pelas 12 horas, decorre o Concurso do melhor capão vivo presente na feira, encerrando o programa da Feira dos Capões com demonstrações equestres, pelas 15 horas, junto às Piscinas Municipais.

De salientar a importância dos parceiros envolvidos: a AJAF, que tem por função a organização do Concurso Gastronómico do Capão à Freamunde e a Associação de Criadores de Capão, a promoção e divulgação da autenticidade do Capão.
Em Dezembro de 2001 foi também criada a Confraria do Capão.

Historial do Capão
A origem do capão remonta aos tempos romanos, diz-se que na Roma antiga, o cônsul Caio Cânio, restringido nas suas horas de sono, pelo alvorecer sonoro dos galos, teria conseguido fazer aprovar uma lei no senado que proibia a existência dos galináceos, no perímetro urbano da cidade.
Privados do prazer da sua carne, os súbditos logo inventariam uma forma engenhosa de contornar a disposição legal - capando os galos. Surgia assim o capão, o sápido eunuco que, na sua nobreza e requinte, se tornou comparável ao faisão, à perdiz e à galinhola.

Diz-se que sendo desvirilizados, eles pararam de cantar, para consolar a perda da função, começaram a alimentar-se compulsivamente e a engordar bastante. Ao serem abatidos, e cozinhados tornando-a em iguarias sublimes. Os romanos descobriram que quanto mais cedo fosse realizada a castração, melhor seria o sabor da sua carne.
E, pelos caminhos de Roma, chegaria até nós este costume e este processo que enriquecia a gastronomia e a alimentação da região, acrescentando-lhe nova e delicada iguaria.
A par de uma riqueza nutritiva e um sabor delicado, as suas origens fazem parte do património lendário da região.