segunda-feira, 21 de abril de 2008

Rescaldo do campeonato à 27ª jornada


Quando faltam 3 jogos para a conclusão de mais um campeonato da Liga Vitalis, o Freamunde garante matematicamente a manutenção, o que é positivo sem duvida. A este objectivo, até agora, apenas 8 equipas conseguiram chegar.

O objectivo inicial foi cumprido mas, fica no entanto um certo "amargo de boca", visto a certa altura da temporada, principalmente os adeptos (incluindo eu), terem sonhado com a possibilidade de subida à 1ª divisão. Analisando neste momento, mais a frio, o desempenho e capacidade da equipa, penso que sonhamos alto demais, não porque sejamos mais fracos que os outros, pelo contrário (tecnicamente o Freamunde na minha opinião, está ao nível dos melhores), o que faltou, para além de sermos sucessivamente prejudicados pelos árbitros, foi essencialmente, experiência, concentração e frieza nos momentos decisivos ( últimos 20 minutos de cada jogo), e maior solidez defensiva (2ª equipa com mais golos sofridos).

O SC Freamunde perdeu imensos pontos por desatenções na defensiva, basta fazermos uma retrospectiva e encontramos vários exemplos: Feirense em casa (erro de Tó Figueira, que custou o empate); Aves fora (golo na própria baliza de Marcão); Rio Ave em casa ( falha de Heslley, que deu um penalti contra e consequente 3-3); Gil Vicente em casa (falha de Heslley-2º golo visitante), etc.

Sobretudo Heslley tem mostrado em algumas situações, e principalmente, nos últimos jogos, algum nervosismo, que tem resultado em falhas incríveis numa zona do terreno em que os erros, são quase sempre fatais. Estou-me a lembrar do corte defeituoso em Gondomar, que deu origem ao 3º golo da equipa da casa; em Fátima, colocou a bola nos pés de Saleiro que, só foi salva, graças à excelente defesa de Tó Figeira; falhanço no lance de ontem diante do Gil Vicente, que originou o 2º golo dos visitantes. Não quero com isto, pôr em causa a qualidade e o valor do central brasileiro que, esteve muito bem em vários jogos (Trofense, Olhanense, Feirense, etc) e além disso é um jogador que eu admiro pela sua humildade, garra e profissionalismo, mas há aspectos que terá de melhorar obrigatoriamente, sob o risco de começar a ser alvo da impaciência dos freamundenses.

De resto, o objectivo delineado no inicio da presente temporada foi amplamente alcançado, e nós adeptos e apaixonados pelo Freamunde só temos de agradecer a jogadores, equipa técnica e direcção pelo desempenho e pelas alegrias que mais uma vez nos proporcionaram.


VIVA O SC FREAMUNDE!

2 comentários:

Anônimo disse...

analise perfeita

Anônimo disse...

Sim tem acontecido algumas falhas. Mais não podemos julgar em três jogos o que Heslley e os centrais fizeram no começo da época um excelente trabalho. Lembrando que no plantel tem poucos centrais e com isso Bruno Ferraz, Marcão e Heslley so tem que receber elogios de nos torcedores e apaixonado pelo sc freamunde.
VIVA FREAMUNDE....