quarta-feira, 25 de junho de 2008

Freamunde quer 102.500 euros por Bosingwa

COMPENSAÇÃO POR UM ANO DE FORMAÇÃO

O Freamunde reclama 102.500 euros pela transferência de Bosingwa do FC Porto para o Chelsea, como compensação por um ano de formação.
O defesa internacional português jogou no Freamunde na época 2000/01, por empréstimo do Boavista, pelo que o clube se julga credor de 0,5 por cento do valor do negócio, de acordo com o mecanismo de solidariedade do regulamento FIFA sobre o estatuto e transferência de jogadores.
Carlos Rego, responsável pela área jurídica do clube da Liga Vitalis, disse à agência Lusa que o emblema inglês foi contactado no final de Maio para liquidar a verba, tendo até 30 de Junho para responder a essa solicitação.A transferência de José Bosingwa para o Chelsea foi anunciada pelo FC Porto a 11 de Maio, por um valor de 20,5 milhões de euros.
O mecanismo de solidariedade previsto no regulamento da FIFA indica que todos os clubes em que um futebolista tenha jogado, entre os 12 e os 23 anos, têm direito a receber uma parcela em futuras transferências, até um máximo de três por cento.Apesar de o clube comprador ser o responsável directo pelo pagamento destas compensações, a verba pode ser descontada ao valor a pagar ao emblema vendedor, dependendo do que tenha sido acordado entre as partes. Esta é a terceira vez que os capões reclamam direitos económicos por via do mecanismo de solidariedade: André Leão, transferido do Beira-Mar para os romenos do Cluj, e Antunes, que rumou do Paços de Ferreira à AS Roma, são os casos anteriores.Porém, ao contrário de Bosingwa, ambos os futebolistas passaram pelos escalões de formação do Freamunde e cumpriram várias épocas ao seu serviço.O Freamunde já recebeu 21.000 euros do Cluj, mas ainda não viu a AS Roma responder favoravelmente à solicitação de 45.000 euros pela transferência de Antunes, pelo que o clube já fez uma participação disciplinar à UEFA.
in "Record online"

Um comentário:

Anônimo disse...

Sr Carlos Rego não facilitemos nestas questões, há que lutar pelos nossos direitos.
O Freamunde sempre teve camadas jovens de alto calibre e estas notícias só poderão ser um incentivo para os jovens do nosso clube lutarem por mais altos voos.
Viva o SCF.