segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Estágio da selecção SUB- 21

“Observar, preparar e integrar”


A Selecção Nacional Sub-21 concentrou-se esta segunda-feira em Rio Maior, no Centro de Estágios e Formação Desportiva, para um estágio de dois dias.
No treino de hoje, Rui Caçador aproveitou para observar os atletas num jogo de sete contra sete em que participaram Ventura, Trigueira, Luis Neto, Luis Pedro, Carlos Pita, Bura, Pedro Moreira, Ruben Lima, Romeu Ribeiro, Ruben Saldanha, João Aurélio, Jorge Monteiro, Rui Pedro e Yazalde. Adrien Silva, André Pinto, João Gonçalves, João Martins, Tiago Pinto e Ukra efectuaram treino de recuperação e abandonaram os trabalhos mais cedo.
Seis jogadores dispensadosCandeias (FC Porto), Daniel Carriço (Sporting), Miguel Vítor (Benfica) e Stélvio Cruz (Sporting Braga) foram dispensados da concentração da Selecção Nacional Sub-21 após “acordo directo com os clubes”, enquanto Castro (Olhanense) e Orlando Sá (Sporting Braga) estão ausentes devido a problemas físicos.
.
Rui Caçador destaca a utilidade destes estágios
.
Rui Caçador destacou a utilidade dos “estágios mensais” para a “observação, preparação e integração” de novos jogadores, proporcionando “mais tempo, para além das concentrações à segunda-feira para jogar à terça-feira”.“Essa foi uma das questões que nos terá sido fatal na última qualificação. Mas, o que nós pretendemos é criar uma segunda linha, que nos permita, ao termos jogadores promovidos à Selecção Nacional – Clube Portugal ou eventualmente lesionados, como aconteceu no último ciclo, ter alternativas perfeitamente integradas”, disse o técnico.
Para o Treinador Nacional, o escalão Sub-21 é o “grande momento de formação de jogadores de elite.”“Que esta seja a primeira de muitas presenças nos Sub-21”
.
A opinião de que estes estágios são importantes também partilhada pelos estreantes no escalão Luis Pedro (Freamunde) e Jorge Monteiro (Estrela Amadora), que realçam a importância da primeira chamada aos trabalhos da equipa de “esperanças”.
“Já tinha estado com este grupo nos sub-18, sub-19 e sub-20. Estou perfeitamente adaptado. É sempre bom vir aos Sub-21, e espero que seja a primeira de muitas”, frisou o avançado luso.
Para o defesa central Luís Pedro, que apenas participou em estágio de Sub-19, a convocatória confere-lhe “uma enorme alegria”, mas também motivação para “trabalhar sempre ao máximo para voltar à selecção”.Jogar com regularidade para chegar bem à selecção.
.
Também o médio Adrien Silva, apesar da titularidade na vitória dos “leões” frente ao Marítimo por 3-0, considera que para “chegar bem à selecção é preciso jogar com regularidade”.“Ainda não sou titular. Fiz um jogo, mas não ganhei o meu lugar ainda. Vou continuar a fazer o meu trabalho normalmente. É bom para mim, para ganhar ritmo e para poder chegar aqui bem", sublinhou o médio.
.
“Selecção dá visibilidade”
.
Yazalde, recentemente contratado pelo Sporting de Braga (Liga) ao Varzim (Liga de Honra), enalteceu a “ajuda” da “visibilidade” proporcionada pela selecção na sua carreira.“É a vida de um jogador de futebol. Temos de estar habituados a isso, mas eu nunca tinha pensado nisso. Se me dissessem há um ano que estaria na selecção Sub-21 e no Sporting de Braga eu não acreditaria”, afirmou o avançado.
.
Último estágio de 2008
.
A Selecção lusa prepara a qualificação para o Europeu de 2011, testando a geração de jogadores nascidos após 1 de Janeiro de 1988, que golearam a Espanha (4-1), em Novembro último, no Cartaxo, e, um mês antes, perderam frente à Ucrânia (1-0), em Pedroso, Vila Nova de Gaia.
Nesse sentido, após este estágio, a equipa das “Quinas” volta a concentrar-se nos dias 19 e 20 de Janeiro do próximo ano, antes de jogar frente à Suíça, a 10 de Fevereiro, em jogo de preparação, no Estádio Municipal de Fátima.
.
.

Nenhum comentário: