quarta-feira, 1 de julho de 2009

Liga Vitalis poderá ter apenas 14 clubes


REDUÇÃO PREVISTA NO REGULAMENTO DE COMPETIÇÕES

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) poderá decidir-se pela redução para 14 do número de clubes na próxima Liga Vitalis, caso se confirme a intenção do Boavista em não participar nas competições profissionais na época 2009/10.
A redução do número de clubes na Liga de Honra é uma solução prevista no ponto 5 artigo 91º do Regulamento de Competições, a que a Liga de Clubes poderá recorrer, na impossibilidade de "repescar" as equipas que terminaram o último campeonato nos lugares de despromoção.
As decisões de hoje da Comissão Executiva da Liga, sobre o processo de candidatura dos clubes e SAD para a época 2009/2010, colocam o E. Amadora e o Vizela fora das Ligas profissionais, abrindo duas vagas, que, pelos regulamentos, deveriam ser para Boavista e Gondomar.
Só que a Comissão Disciplinar (CD) da LPFP tinha anunciado a 9 de Junho a despromoção do Vizela, e também do Gondomar (que já tinha descido desportivamente), na sequência do processo de corrupção desportiva Apito Dourado. O Vizela recorreu para o Conselho de Justiça da FPF, que hoje divulgou ter considerado o recurso improcedente.
E. Amadora (por ter visto a sua inscrição rejeitada hoje), Vizela e Gondomar ficam assim relegados para a 2.ª Divisão, mas a esse trio pode juntar-se o Boavista, por opção própria: o clube anunciou publicamente na passada quinta-feira que ficava impedido de jogar as competições profissionais.
O comunicado da Comissão Executiva da Liga termina, no entanto, abrindo as portas ao Boavista para que jogue na Liga de Honra, se quiser: "(...) comunica-se ter sido deliberado solicitar ao Boavista Futebol Clube, Fut., SAD a confirmação sobre a intenção publicamente anunciada de não participar nas competições profissionais na época desportiva 2009-2010".
Se o quadro actual não registar mais alterações - o E. Amadora anunciou recorrer da decisão para o Conselho de Justiça da FPF -, são despromovidos da Liga Sagres o E. Amadora e Trofense, mantendo-se o Belenenses. Sobem Olhanense e U. Leiria.
Para a 2.ª Divisão caem E. Amadora, Vizela e Gondomar e ainda o Boavista. As subidas do Fátima e do Chaves à Liga de Honra fazem com que o quadro mais provável nesta divisão seja a redução para 14 clubes, pelo menos durante uma época.

in"Record"

Um comentário:

͘ disse...

Visitem o blog não oficial do Estoril Praia:

http://gdestorilpraia.blogspot.com/

cumps :)