sexta-feira, 29 de abril de 2011

Presidente do Freamunde denuncia tentativas de aliciamento a jogadores

O Freamunde denunciou nesta quinta-feira, em comunicado, tentativas de aliciamento a jogadores do clube da II Liga, “no sentido de pôr em causa a verdade desportiva” no jogo de domingo com o Trofense, actual segundo classificado.
“Durante os últimos dias, jogadores do SC Freamunde foram abordados, através de chamadas ocultas, no sentido de pôr em causa a verdade desportiva”, pode ler-se na nota de imprensa.

O presidente da Comissão Administrativa (CA) do Freamunde, Manuel Pacheco, confirmou o assédio a “vários jogadores” do clube, garantindo que, “se tivesse a certeza de quem é, era um caso de polícia”.

“Isto começou na semana passada até ontem [quarta-feira]. São telefonemas anónimos com ofertas de dinheiro a jogadores para darem o jogo ao Trofense”, denuncia Manuel Pacheco. Ao que O JOGO apurou, foram três os elementos supostamente aliciados para "facilitarem" o jogo com o Trofense. Tó Figueira, Hélder Sousa e Luiz Carlos terão sido contactados no início da semana por indivíduos que ofereciam muito dinheiro e a oferta a Luiz Carlos terá atingido os 10 mil euros, como confirmou o próprio. Luiz Carlos referiu ainda que, de pronto, informou os responsáveis do clube e forneceu o número através do qual terá sido feito o contacto.

O dirigente freamundense disse ainda nem querer pensar em quem poderá estar por detrás da situação e prometeu agir judicialmente “se vier a descobrir de quem se trata, independentemente do resultado” do jogo de domingo.

“Estou preocupado. Por um lado, porque nem parece que estamos no século XXI, mas, por outro, fico contente por os jogadores me terem alertado para essas situações, numa prova de grande honestidade”, concluiu Manuel Pacheco.

O Freamunde, 10.º classificado da Liga de Honra (30 pontos), mas com a permanência ainda por garantir, recebe às11h15 de domingo o Trofense, actual segundo classificado e em zona de subida, num jogo que será arbitrado por Paulo Baptista, de Portalegre.



Trofense demarca-se das "chamadas ocultas"
A direção do Trofense, atual segundo classificado da Liga Orangina, demarcou-se esta quinta-feira das alegadas tentativas de aliciamento aos jogadores do Freamunde, 10.º no campeonato e seu próximo adversário na competição.

Em comunicado, a direção do clube da Trofa, considera "surpreendente" as denúncias feitas, também em nota de imprensa, pelo Freamunde, adiantando que a sua resposta vai no sentido de evitar "a leviandade e a irresponsabilidade de especular ou atentar contra o bom-nome do Trofense".

"O Trofense é reconhecido e elogiado por ser um clube referência em resultado de práticas ético e desportivas exemplares. Não fora o Trofense o próximo adversário do Freamunde e nem levaríamos como séria esta estranhíssima situação", refere o comunicado.

O Trofense considera "gravíssimo qualquer ato que ponha em causa a verdade desportiva", manifestando incompreensão por as denuncias se apoiarem em "chamadas ocultas, ou seja, no completo anonimato, para lançar suspeitas sobre vários clubes, incluindo o seu signatário".

A direção trofense diz ainda lamentar "que não tenha havido a devida ponderação sobre os efeitos negativos que um comunicado fundamentado no 'oculto' poderia produzir no jogo Freamunde-Trofense", concluindo que "já desenvolveu os necessários contactos pelos canais oficiais".

O Freamunde tinha denunciado, também em comunicado, que "durante os últimos dias, jogadores do Freamunde foram abordados, através de chamadas ocultas, no sentido de por em causa a verdade desportiva".

@Record - @OJogo - @Público

13 comentários:

Anônimo disse...

Denunciar chamadas anónimas, isso tem alguma lógica. Então se alguém ligar para o nosso patrão a dizer que andamos a roubar na empresa, ele despedem-nos sem mais nem menos.
estas denuncias só deviam existir com provas,

Anônimo disse...

Nao se pode denunciar sem provas. Eu ponho as maos no fogo pelos dirigentes do trofense. Pessoal, quem sabe que até pode ser outros que fizeram este filme para destabilizar. É uma vergonha. Agora em relaçao ao jogo, espero que seja um bom jogo e que corra tudo na normalidade.

Anônimo disse...

Como freamundense sinto-me envergonhado com esta atitude do nosso presidente!
As denuncias fazem-se com provas e nos locais apropriados!
O melhor é mesmo esquecer e apenas pensar no jogo dentro das quatro linhas, e aí que vença o nosso Freamunde!
Força FREFRE!

Anônimo disse...

o presidente tb devia de dizer quem pagou para ele fazer este comunicado.

....denuncias anónimas ...

só da para rir.

vejam a ultima pagina do Jornal Record. Vejam onde esta o Freamunde.
Olhem onde o vosso presidente vos colocou...

Anônimo disse...

Concordo. Os adeptos do freamunde que nao pensem nisso pq é mentira. Nao se pode fazer denuncias sem provas.

Anônimo disse...

Então eram anónimas e agora o Luis Carlo vema publico dizer que deu o numero de quem lhe ligou ao presidente? Mas estamos a brincar com o nome do Trofense ,era escusado isto da vossa parte ,mas isto ainda vai motivar mais o nosso clube
Força Trofense vamos invador freamunde
400 adeptos confirmados

Ricky Bessa disse...

eu não me sinto envergonhado, foi uma atitude tomada por alguém para desestabilizar, ninguem atirou as culpas para ninguém, ninguém disse que foi o Trofense, apenas se denunciou um algo que atentava a verdade desportiva.. e foi a atitude correcta a tomar, imaginem que ate perdiamos, porque pode acontecer, e depois alguém descobria o que aconteceu, o Freamunde podia ser severamente prejudicado.. o problema de muitas pessoas é falarem por falar..

Anônimo disse...

O SCF, pessoa de bem,em terreno bastante frágil, onde a fronteira do legal/ilegal é bastante ténue, optou pela denúncia contra a denúncia anónima.Se se ler nas entrelinhas o que o SCF, como pessoa honrada que é, repito, apenas se enalteceu a postura dos atletas do SCF que informaram o nosso Presidente e porque era uma situação que já era do «quase» domínio público, adiantou o SCF, pessoa séria,esta tentativa, folclórica,admite-se, de colocar em crise a «verdade desportiva» e defender o grupo de trabalho.Em parte alguma se colocou em causa o bom nome de qualquer instituição.A resposta deverá ser tratada no recinto de jogo, com fair play e profissionalismo e que vença o melhor, espero, o meu SCF.
Para mim que ando no futebol há quarenta anos, como jogador, director do SCF, membro de orgãos associativos,Presidente do Conselho de Disciplina durante dois mandatos e de dez anos como Instrutor da Liga,a autoria deste dislate tem o seu epicentro em psicólogo, ligado aos futebóis, sedeado no Minho o que é «baixo».Viva o SCF.JR.

Anônimo disse...

JR, realmente não se falou em nomes, mas disse-se que era para deixar ganhar o adversário do próximo Domingo. Meu amigo tanto vale dar na cabeça como debaixo do chapéu. Dar crédito a chamadas ocultas como o vosso presidente lhe chamou, é dar descrédito ao próprio, desculpem lá. Então imagine que eu um simples adepto, que por acaso até tenho o contacto de dois jogadores do Fátima (um exemplo) lhe ligava a pedir, para facilitarem contra o Feirense no próximo jogo. Já viu o caricato da situação. Sou Trofense e do fundo de mim lhe digo. Se houver uma prova contra o meu clube, serei o primeiro a apoiar um castigo, agora o que o vosso presidente fez, foi só tentar incendiar e destabilizar o jogo de amanhã e isso não serve nem ao Trofense, nem ao Freamunde, isso lhe garanto.
Saudações Trofenses e amanhã que ganhe o melhor e o melhor que sejamos nós.

Anônimo disse...

Só mais um acréscimo. Tanto quanto sei e você saberá também, já com o actual Presidente do Trofense em funções, houve empréstimos da nossa parte ao vosso clube. Por isso deduzo que haja um relacionamento cordial entre os presidentes. Sendo as chamadas anónimas(não podemos esquecer este pormenor)não seria mais lógico e mais ético, o vosso presidente contactar o nosso para ver o que se passava? Porque ao que me foi dado saber a direcção do CDT, soube do comunicado através da comunicação social que os contactou a pedir uma reação.
É pena que assim seja, porque se lançam suspeitas e nós estamos no lugar que estamos por mérito. Duvido até que haja outra equipa da Orangina este ano que tenha sido mais prejudicada que nós pelas arbitragens. Se queremos ser sérios, temos que o mostrar, não basta dizer que somos.
Saudações Trofenses.

Anônimo disse...

Num país a sério, o simples facto de se tornarem públicos estes actos, eram razão mais que suficiente para a PJ entrar em campo. Afinal trata-se de um crime público.
Mas como estamos no país que estamos, e que até não é por acaso que está na triste situação que está, como diria o outro: "Vale tudo!"

Anônimo disse...

coitado do freamunde só ganha com roubalheira... trofense vai lutar ate ao fim..vamos mostrar que somos os campeoes da VERDADE!!!

Estais todos comprados .l.

CDT até ao fim
Estamos sempre convosco

Anônimo disse...

num é que estes caros anonimos estavam enganados?olha pederam o jogo!

o Presidente é mt serio! ao contrario do vosso!