quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Micael Babo


O Freamunde estreou-se na Liga Orangina 2011/12 no terreno da Oliveirense, e apesar de esse jogo não ficar na memória por diversos motivos, há um momento nessa partida de enorme destaque e penso que de orgulho da «nação freamundense», que foi a estreia em jogos oficiais pela equipa senior, do ainda junior Micael Babo.

Babo chegou ao SC Freamunde na época 2009/2010 proveniente do Freixo de Cima, freguesia do concelho de Amarante. Veio para jogar nos juvenis do Freamunde, depois de ter actuado pelos juniores do Freixo de Cima na época 2008/2009, ainda com idade de juvenil de 1ºano (sub-16).

Realizou uma 1ª temporada em Freamunde excelente a todos os níveis, logo agarrou um lugar como titular da equipa comandada por Tonanha, presente em quase todos os jogos durante durante a época como totalista, foi também um dos «artilheiros» da equipa apontando muitos e decisivos golos durante a temporada. De relembrar que esta equipa de Juvenis, alcançou a 2ª fase do Nacional da categoria, ficando a um pequeno passo de alcançar uma histórica fase final, lugares esses ocupado pelos 3 grandes e o V. Guimarães, único clube que ficou à frente do Freamunde na fase de acesso a essa mesma poule final.

Na sua 2ª temporada com a camisola azul, Babo actuou pelos Juniores, recem chegados à 1ª Divisão Nacional. Foi titular em quase todos os jogos mais uma vez com excelnetes exibições, num campeonato dificil, em que apesar da descida de divisão por parte da equipa freamundense, no geral foi uma formação que fez excelentes jogos e que desceu fruto da inexperiência assim como por contornos já por aqui falados anteriormente relacionados com regras de campeonatos e de arbitragens.
Com o termino deste campeonato em Abril, desde logo Babo e alguns dos seus colegas juniores, integraram o plantel ás ordens de Nicolau Vaqueiro, não podendo jogar por não estarem inscritos na LIGA. Mesmo assim participaram integralmente em todos os trabalhos da equipa profissional durante quase 2 meses. Findo este periodo, o técnico freamundense não teve duvidas em contar com o atleta na presente temporada, mesmo tendo ainda mais um ano de junior pela frente.

A presente temporada teve o seu inicio, e Micael Babo está plenamente integrado no plantel senior, tendo até ao momento um percurso promissor. Teve presente em todas as convocatórias da equipa para jogos oficiais, estando presente no banco de suplentes em todos eles, tendo um prémio no jogo frente a Oliveirense, actuando durante 37 minutos, e assim fazendo a sua estreia como profissional do SC Freamunde com apenas 18 anos e 76 dias.

4 comentários:

tiago disse...

alguem me sabe dizer o preço dos bilhetes para o jogo com o moreirense, em moreira

JS10 disse...

Grande Babo, humilde, trabalhador, tem muito pra dar ao Freamunde!

Anônimo disse...

Primeiro jogo como titular! Grande menino! 90 minutos e grande jogo

Patrícia Teixeira disse...

Eu bem me parecia que ias chegar longe rapaz...continua assim...:)