terça-feira, 11 de outubro de 2011

Regresso das equipas B revoluciona a Orangina

Está prestes a sair do estirador uma revolução na Liga Orangina que permitirá a entrada em cena das equipas B nos escalões do futebol profissional português. É um desejo antigo dos maiores clubes nacionais que se concretiza, ainda que em moldes mais optimistas do que o inicialmente projectado. FC Porto, Benfica, Sporting, Braga, Guimarães e Marítimo entram directamente na Liga Orangina, que passa a envolver 22 clubes, transformando-se numa maratona que expõe as equipas B à descida e as inibe, naturalmente, de aspirar à subida a um escalão onde esteja a principal equipa do mesmo clube.
José Godinho, porta-voz dos emblemas da Liga Orangina, confirmou a O JOGO que o projecto para a reformulação da prova está não apenas em curso, mas numa fase já adiantada e que deve ser oficializada no próximo mês, aguardando aprovação em Janeiro na Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol. "Temos vindo a trabalhar muito intensamente, não posso revelar todos os detalhes, mas eles serão conhecidos em breve", apontou, adiantando ainda que está em aberto a possibilidade de passarem a ser promovidas três equipas à Liga Zon Sagres, o que pode não ser consensual entre os clubes do escalão maior: "Talvez não seja uma decisão pacífica entre o núcleo que normalmente luta para não descer, mas será o que melhor serve o nosso futebol profissional."
Lançadas em 1999/2000, as equipas B ficaram remetidas à então II Divisão B, terceiro escalão nacional. Não lhes era permitida a promoção, o que limitou a sua pertinência competitiva e fez com que os grandes abandonassem progressivamente a ideia. A via que agora surge preenche um espaço reclamado pelos principais clubes e defenderá a transição entre os escalões de formação e o futebol sénior. "Temos de perceber que isto beneficia a competição, salvaguarda o jogador português e cria condições para um futuro melhor", sintetiza José Godinho.
FC Porto, Benfica, Sporting, Braga e Guimarães já projectam equipas para apresentar na próxima época, ao passo que o Marítimo se limita a subir de escalão, uma vez que compete actualmente na II Divisão Zona Norte. O exemplo insular é feliz, já que da sua equipa B transitaram, ao longo dos últimos anos, muitos jogadores para a formação principal, sendo Baba (já negociado com o Celtic) um caso paradigmático. É essa a perspectiva de quem agora se associa ao novo projecto, que abre um espaço competitivo muito importante para os jogadores sub-23, renovando ainda o calendário e o mediatismo de uma Liga Orangina que procura novas fontes de receita e novos motivos de interesse.

O bê-á-bá da nova prova

> Liga Orangina passa de 16 para 22 clubes
> Em aberto a possibilidade de passar a promover 3 equipas, despromovendo outras tantas
> FC Porto, Benfica, Sporting, Braga, Guimarães e Marítimo são os clubes que vão avançar para a Liga Orangina já na próxima época
> Não podem participar nas mesmas provas que as equipas principais do mesmo clube, pelo que estão excluídas da Taça de Portugal e da Taça da Liga
> Cada equipa B só pode ter até 3 jogadores maiores do que 23 anos na ficha de jogo
> Nenhum jogador pode competir pela equipa principal e pela B em menos de 72 horas
> Propostas serão apresentadas em Novembro e sujeitas a aprovação na Assembleia Geral da Federação já em Janeiro

@OJogo

Um comentário:

Álamo disse...

Para FreamundeAllez,
Um abraço de parabéns pelo blog, que acho bem construído e repleto de ideias.
Como sportinguista, aplaudo o amor por um clube modesto e desejo as maiores felicidades aos seus autores.
Como autor de Leoninamente!!!... e correspondendo - embora tarde, mas com um pedido de desculpas que espero sejam aceites - ao pedido que há dias me foi feito para troca de links, venho informar que o pedido foi aceite com prazer e o vosso link já consta da minha lista como poderão verificar. Espero, nesta condição, a reciprocidade para o meu gesto, que antecipadamente agradeço.
Devidamente linkado, aproveito para dizer que irei publicar um artigo sobre as equipas B, em que referencio este vosso post, que acho bem construído e merecedor de ser bem analisado.
Sempre disponível, para quem civilizadamente e com categoria, sabe estar e merecer o respeito de um sportinguista atento.
Um abraço e Saudações Leoninas