terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Liga prepara entrada das equipas B na Liga Orangina

MUDANÇAS PARA A ÉPOCA 2012/13

A Liga de Clubes deverá aprovar na quarta-feira a proposta de regulamentação das equipas B, que prevê a sua entrada direta na Liga Orangina a partir da próxima época.
Tal medida, que implica aprovação posterior pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), obrigará ao alargamento da segunda divisão do futebol nacional na época 2012/13, dos atuais 16 para 22 clubes, de modo a abrir vagas para os seis emblemas que pretendem usufruir dessa possibilidade.
Fonte ligada ao processo disse à Lusa que, além do Marítimo, que mantém a sua equipa B em atividade, já apresentaram intenções nesse sentido FC Porto, Benfica, Sporting, Vitória de Guimarães e Sp. Braga.
Após a aprovação em Assembleia-Geral da Liga, a nova direção da FPF, encabeçada por Fernando Gomes, apreciará a proposta de regulamentação, para a qual o próprio contribuiu enquanto presidente da Liga de clubes, cargo ao qual deverá renunciar até sexta-feira.
Segundo os estatutos federativos, é da competência da sua Direção a aprovação desta proposta, apesar de a sua implementação poder ser revista na época seguinte em Assembleia-Geral por requerimento de 20 por cento dos delegados.
Segundo fonte da Liga, essa proposta de regulamentação e as modificações necessárias no protocolo entre o organismo e a FPF deverão ficar aprovadas até finais de janeiro de 2012.
Entre os principais pontos a apreciar na quarta-feira estão os pressupostos competitivos, nomeadamente os critérios de constituição dos planteis, sendo segura a aposta no "jogador formado localmente", referiu a mesma fonte.
Assim, as equipas B devem fazer constar, na ficha técnica de um jogo, um número mínimo de dez jogadores formados localmente, isto é, que tenham sido inscritos na FPF há um período mínimo correspondente a três épocas desportivas, entre os 15 e 21 anos de idade.
Por outro lado, um jogador não poderá alinhar pela "B" se, em representação da equipa principal, tiver sido sancionado com cartões amarelos (em série ou por duplo amarelo) ou com cartão vermelho.
Tal deverá também ser cumprido no jogo seguinte da competição em que a equipa principal esteja envolvida, de modo a evitar que as equipas B sirvam para "limpar cadastros" do campeonato principal.
Segundo a Lusa apurou junto da Liga, a proposta define que as equipas B não podem estar na mesma divisão do que as as formações principais e estão sujeitas à descida aos escalões inferiores.
A despromoção pode acontecer pela via competitiva ou caso a equipa principal desça à Liga Orangina, o que motivará a descida automática da respetiva equipa B.
Tendo em conta pressupostos de aposta em jogadores das formações dos clubes, o que também abrange os jovens portugueses, os critérios etários prevalecem na proposta da Liga que será submetida à aprovação quarta-feira.
Assim, a idade máxima dos jogadores nas equipas B será de 23 anos e um mínimo de 16, à exceção de três, que poderão atuar sem limite etário. Estas restrições aplicam-se á ficha de cada jogo e não ao plantel.
A Assembleia-Geral Extraordinária da Liga de clubes, que apreciará e votará esta proposta, terá lugar na quarta-feira, no edifício da Alfândega do Porto, a partir das 17 horas.
Antes, pelas 14h, reúne-se o Conselho de Presidentes, órgão que a 27 de janeiro manifestou concordância no sentido de integrar as equipas B nas competições profissionais.

@Record

9 comentários:

Anônimo disse...

Constou-me que o ambiente no departamento juvenil não é o melhor.
Principalmente no que diz respeito aos dialogos com pais jogadores treinadores e até diretores.
O que é que se passa.
A mistica não pode desaparecer.

Força Fre Fre

Anônimo disse...

Anda tudo à chapada, noutro dia chegou mesmo a haver tiros. Aquilo é facadas, uiiiiiiii tanto sangue. hehehehe constou-me que andas mal informado, ou andas com fontes aziadas.

Anônimo disse...

a NATO já vai enviar um força especial para repor a paz!

A RENNIE FORCE está a caminho, ainda há esperança para o departamento juvenil!!!!

um abraço a todos os aziáticos!

Anônimo disse...

Noutro dia parece que vi o Rambo a entrar lá loool, depois reparei melhor e afinal era o Rui Neto, ia com grandas à cinta e com duas metrelhadoras nas mãos. Aquilo parece a faixa de gaza... eheheheheh

Anônimo disse...

Ao que falas em azia neste blog já deves ter o estomago amarelo e verde e a lingua vermelha.

Ninguem falou em facadas nem tiros, agora se o dizes é porque te convém abafar algo.

Ou será que tens tacho no departamento juvenil?

talves não sei

Anônimo disse...

Só mais uma coisa

As minhas fontes são o azul e branco do Freamunde que adoro.

Pareçe que te incomodou o comentário.

Será que fazes parte da..........?

Anônimo disse...

Tachos? Lá há trens de cozinha completos... que grande peixeirada.
Aliás... rios e rios de dinheiros no futebol. Basta olhar para os automóveis estacionados. A fila de candidatos para a direcção do SCF (seniores e Dep Juvenil) é o maior que para a Junta.

Anônimo disse...

Ahhhh!, pensando bem há dias vi uma faca por lá. Era alguém que fazia anos e como temos higiene não convém andar com as mãos a partir e distribuir fatias de bolo!
O que eu acho é que devem ter virado o mapa ao contrário e andam a confundir o "lá em cima" com o "lá em baixo". Os resultados estão à vista, é só verificar as tabelas classificativas e tabelas de resultados nos sites especializados.

Quanto à azia vê lá se não sofres do mesmo mal que a outra. Ela também disse que andava com "dor aziática", sofres do mesmo mal que ela. Falta de cultura e excesso de burrice.

Anônimo disse...

a tua fonte está queimada ehehehe cada uma. Mas diz lá então que mau ambiente existe??? Quando não se pode falar de resultados enventam-se coisas. Os tachos do departamento juvenil são bons, é trabalhar em prol da terra e do clube. Coisa que tu certamente não sabes o que é. Mas nem vou perder mais tempo com pessoas inuteis e futeis como tu. Quando quiseres trabalhar em prol do clube aparece.


E já agora faço parte sim, de um grande clube e de uma grande terra. Que segundo me ensinaram é bairrista, coisa que tu não és.

Bom natal e manda a tua morada para te mandar rennie como prenda de natal