quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Entrevista a Bock (Freamunde): "Por que motivo nunca joguei na 1.ª Liga? Não sei..."




A sua alcunha deve ser a mais gasta em crónicas desportivas. Juntar a palavra super ao nome Bock é fácil mas também só é tão utilizada porque o jogador o justifica com as exibições e os golos, algo que faz com facilidade.
O nome de guerra nem tem qualquer relação com a cerveja, herdou-o do pai, também jogador, devido a um aparelho de educação física, e quando começou a jogar deixaram de lhe chamar Fernando Jorge, passou a ser Bock, até hoje. Formou-se no FC Porto e ainda é o maior finalizador dos escalões de formação dos dragões.  
Está a disputar este campeonato pela 9.ª vez e apesar do Freamunde ocupar o 15.º lugar já marcou 9 golos. Aos 36 anos pode já não ter a velocidade de outras épocas mas a qualidade mantêm-se e quando a bola chega aos seus pés parece ficar mais feliz.


HL - Continua em boa forma, parece da idade dos outros.
BOCK - Sempre levei uma vida regrada, sem excessos, e tenho um bom ambiente em casa, a estabilidade familiar também é importante. De resto, o segredo é trabalhar com alegria. Gosto do que faço e levanto-me todas as manhãs com vontade de ir treinar. Quando é assim, torna-se mais fácil.
HL - Mas em campo parece estar sempre zangado, ralha muito.
B - Pois é. Infelizmente, não o consigo evitar. Não gosto nada de perder e durante os jogos tenho essas reações, mas não o faço para magoar ninguém, longe disso, é o meu feitio. Mal saio de campo, após os jogos, passa tudo, relaciono-me bem com toda a gente.
HL - Quantas épocas ainda espera jogar?
B - Com esta idade já não dá para fazer planos. Sinto-me bem mas se surge alguma lesão grave pode ser o fim, por isso não faço planos a longo prazo. Ultimamente tenho assinado contratos de uma época e depois vou renovando. Se não tiver nenhum azar espero jogar pelo menos mais um ano.
 
HL - Calculo que já lhe perguntaram muitas vezes, mas é mesmo estranho: por que motivo nunca jogou na 1.ª Liga?
B - Pois, de facto toda a gente me pergunta isso e a verdade é que não sei responder. Talvez pelo facto de nunca ter estado ligado a empresários, fui sempre eu quem tratou da minha carreira. Esse aspecto talvez tenha fechado algumas portas. 
HL - Vai ficar com essa mágoa.
B - Sinto alguma frustração por não o ter conseguido, mas tenho muito orgulho na minha carreira. Consegui títulos coletivos e individuais, fui o melhor marcador da 3.ª Divisão, da 2.ª e da Honra, duas vezes, faltou-me a oportunidade de jogar na 1.ª.
HL - Esta época não está a ser fácil para o Freamunde.
B - Pois não, está muito complicada. Tem faltado alguma sorte. Houve um jogo que estávamos a dominar, e a primeira vez que o adversário foi à nossa baliza marcou. Tentámos reagir e eles marcavam em cada remate, acabámos goleados.

HL - Vai ser uma luta dura até final.
B - Vai e começa já na próxima jornada. Temos de ganhar ao Belenenses para os apanharmos na classificação e, dependendo dos outros resultados, até podermos ultrapassar mais alguns adversários. Vai ser um dos jogos mais decisivos da época, temos mesmo de vencer.

Entrevista ao site: Comunidade Record 
 

Nenhum comentário: