segunda-feira, 16 de abril de 2012

SC Freamunde sem dinheiro

Jogadores não recebem há três meses e presidente demissionário não vai pagar ao Fisco


O SC Freamunde está a atravessar grandes dificuldades financeiras. Os jogadores do plantel sénior já acumulam três meses de ordenados em atraso e alguns estão já, garantem, sem dinheiro para fazer face a despesas diárias.
Manuel Pacheco, presidente demissionário, revela que este mês já não haverá dinheiro para pagar às Finanças e à Segurança Social e mostra pouco optimismo em ver o problema resolvido. Sobretudo depois de uma Assembleia-Geral que, apesar de bastante concorrida, não encontrou uma solução para investir no clube cerca de 200 mil euros para responder às necessidades imediatas.
Patrocinadores não pagam o que prometeram
O SC Freamunde está a enfrentar um cenário negro. Os jogadores não recebem ordenados há três meses e já reduziram o número de treinos para diminuir os custos com as deslocações. Também a equipa técnica, liderada por Nicolau Vaqueiro, decidiu diminuir o número de elementos que integram a comitiva nos jogos fora do estádio freamundense para poupar nos custos.
Entretanto, sentindo-se impotente para resolver os problemas financeiros, Manuel Pacheco demitiu-se da presidência da instituição e não sabe se, mesmo como líder interino, vai cumprir o mandato até ao final da época. Tudo dependerá, diz, do dinheiro que entrar, ou não, nos cofres do clube. "Só penso duas vezes em continuar se houver dinheiro vivo. Já não acredito em promessas ou em cheques pré-datados. Tem de haver dinheiro vivo", afirma Manuel Pacheco.
Segundo o homem que liderou o clube nas últimas épocas, foram exactamente as falsas promessas que levaram o SC Freamunde à actual situação. "Se os nossos parceiros tivessem cumprido com os pagamentos que prometeram não estaríamos assim", referiu.
Com um orçamento de um milhão de euros, a colectividade de Paços de Ferreira já gastou, esta época, 500 mil euros. "E tenho de gastar outros 500 mil euros até final da época. Mas não há dinheiro e este mês já não vou pagar às Finanças e à Segurança Social", avisa.
A Câmara Municipal de Paços de Ferreira, que assinou um protocolo na qual se comprometia a pagar cerca de 200 mil euros, ainda não disponibilizou, nas palavras de Manuel Pacheco, qualquer verba e até os organismos que gerem o futebol em Portugal estão em dívida para com o clube freamundense. "Se o Município tivesse cumprido connosco não estávamos nesta situação. A Federação também me deve 50 mil euros das receitas do Totobola e a Liga de Clubes também não pagou 75 mil euros prometidos no âmbito de um Programa de Solidariedade", declara.
Tudo isto foi dito pelo próprio Manuel Pacheco numa Assembleia-Geral que se realizou na semana passada. À reunião magna compareceu cerca de uma centena de associados, que avançou com várias propostas para angariar receitas para o clube. Porém, no final do encontro, nada se concretizou. "As pessoas falam, mas disponibilizarem-se para ir para a rua já é pior", sustenta o presidente demissionário.


Reunião com a Câmara revelou-se inconclusiva

A comissão administrativa do SC Freamunde reuniu-se, nesta terça-feira, com representantes da Câmara Municipal de Paços de Ferreira. No final do encontro, Manuel Pacheco mostrou-se pouco entusiasmado com o resultado das conversações. "Nem correu bem, nem correu mal. A Câmara anunciou que vai fazer um plano de pagamentos que permita que seja tudo pago até Dezembro", revelou o líder do SC Freamunde.
Em causa está um protocolo que prevê o pagamento por parte da autarquia pacense de cerca de 200 mil euros como contrapartida pela publicidade, mas também para suportar os custos com obras e manutenção das infra-estruturas. "Esta época, ainda não recebemos qualquer verba", garante Pacheco.
O vereador António Coelho assegura, porém, que já foi transferido algum dinheiro para o clube, embora admita que, "hoje, não seja possível fazer essas transferências com a mesma regularidade com que se fazia no passado".
O responsável pelo pelouro do Desporto lembra, aliás, que o protocolo estabelecido com os clubes está condicionado à disponibilidade financeira do Município. "E também a Câmara teve de fazer vários cortes", salienta António Coelho.

Clube luta pela permanência
Quando faltam quatro jornadas para o fim do campeonato, o SC Freamunde está ainda a lutar pela permanência na Liga Orangina. Com 29 pontos, os freamundenses ocupam a 14ª posição, o que equivale ao antepenúltimo lugar, numa competição em que os dois últimos clubes descem de divisão.
Assim, depois de ter empatado a duas bolas com o Covilhã na última jornada, os capões deslocam-se a Portimão, casa do clube que está no 15º lugar. Com 27 pontos, os algarvios ainda acalentam esperança em assegurar a permanência e terá frente ao SC Freamunde a derradeira oportunidade.
O jogo realiza-se às 16h00 de 22 de Abril.

www.verdadeiroolhar.pt

Nenhum comentário: