terça-feira, 22 de maio de 2012

Equipas B terão de pagar 50 mil euros por época

Para compensar adversários da Liga Orangina

Os clubes que inscreverem equipas "B" na Liga Orangina serão obrigados a pagar 50.000 euros por época, conforme foi esta segunda-feira aprovado na Assembleia-Geral (AG) Extraordinária da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).
A reunião magna, à qual faltaram apenas União de Leiria, Nacional da Madeira (Liga) e Arouca (Orangina), aprovou por maioria (cinco votos contra e três abstenções) a proposta de alteração ao regulamento de inscrição e participação de equipas "B".
Segundo a LPFP, a obrigação do pagamento dos 50.000 euros destina-se a compensar os clubes sem equipas "B" da Liga de Honra, contando com o acréscimo de despesas resultantes da realização de mais jogos.

O montante (300.000 euros, caso se inscrevam as seis equipas previstas) será repartido em partes iguais pelos restantes emblemas da Liga Orangina.

Segundo comunicado do organismo, os clubes acertaram que, em caso de mora no cumprimento da obrigação, a Comissão Executiva notificará de imediato o clube em falta, conferindo-lhe 30 dias contínuos para pagamento.
No caso de o clube não liquidar o seu débito no prazo referido, será sancionado nos termos do n.º 2 do artigo 12.º do presente regulamento e a respetiva equipa "B" será automaticamente excluída da competição.
O artigo 5.º prevê que, durante cada ciclo de três épocas desportivas, qualquer alteração ao regulamento terá de ser aprovada pela maioria dos clubes com equipas "B" participantes na Liga Orangina.

Seis clubes já anunciaram a intenção de participar com uma equipa "B": FC Porto, Benfica, Sporting de Braga, Sporting, Vitoria de Guimarães e Marítimo.

Porém, os dragões colocaram algumas reservas, em Março, aquando da indefinição em torno das questões relacionadas com o alargamento da Liga principal.
Segundo Mário Figueiredo, o processo de candidatura não deverá exceder uma semana, contando com a abertura do processo, que anunciou como passível de se iniciar já na terça-feira.
@Record

Nenhum comentário: