domingo, 7 de outubro de 2012

João Eusébio: "Nasci para sofrer"

Treinador lembra que enfrentou situações difíceis em quase todos os clubes por onde passou e atingiu os objetivos.
O treinador João Eusébio foi apresentado em Freamunde e assumiu como primeira preocupação melhorar os resultados da equipa, motivando os jogadores para criar um "grupo forte". "Nasci para sofrer e, em quase todos os clubes por onde passei, sofri, mas consegui os objetivos. O primeiro critério é aparecer o resultado desportivo e depois se verá, tem o seu tempo e a sua estratégia", disse João Eusébio, na conferência de apresentação.

Prometendo "dar o máximo" para retirar a equipa nortenha do último lugar da II Liga, João Eusébio, de 50 anos, disse apostar no trabalho como receita para a crise de resultados, através da valorização dos ativos do clube. "Com a crise, os clubes têm cada vez mais de olhar para o seu produto interno (jogadores) e, pelo que me foi dado ver, vê-se que são jogadores jovens irreverentes, que querem aprender e a quem é fácil transmitir", sublinhou, no final do primeiro treino que orientou no relvado secundário de Freamunde.

João Eusébio disse ser necessário retirar o melhor dos jogadores mais experientes e usar isso como ensinamento dos mais novos, seguindo o princípio de que "o que importa é entender o jogo". A ideia de modelo de jogo e a filosofia da equipa técnica visam "criar um grupo forte", mas, nesta fase, insistiu, "o mais importante é trabalhar a motivação e o estímulo dos jogadores". "Nas vitórias, tudo é fácil. A vitória dá tudo, moraliza a equipa e a direção, e é essa dinâmica que queremos", disse, reconhecendo que esta fase de avaliação é a primeira de uma "caminhada longa", sem especificar se o plantel irá ser reforçado.

João Eusébio substitui Nuno Sousa, que rescindiu após a derrota com o Sporting B (2-0), na sequência de uma série de resultados negativos. Com oito jornadas realizadas na II Liga de futebol, o Freamunde ocupa o último lugar, com dois pontos, menos três do que o trio formado por Braga B, Feirense e Naval.

LUSA

Nenhum comentário: