quarta-feira, 9 de abril de 2014

Novos quadros competitivos: saiba tudo sobre o figurino da próxima época

reportagem zz
Depois de confirmada a inscrição do Boavista na Liga de Clubes e a consequente reintegração no principal escalão do futebol português, os quadros competitivos dos campeonatos profissionais vão sofrer alterações assinaláveis.

Como tal, o zerozero.pt decidiu explicar, da forma mais clara possível, aquilo que será alterado. No fundo, duas infografias que expliquem: primeiro, aquilo que vai acontecer no final da presente temporada, quanto a subidas e descidas de divisão; depois, como ficarão 'arrumados' os dois principais escalões do futebol português.


As contas para o fim da presente época ©Sérgio Oliveira
Na atual Liga ZON Sagres, o último classificado terá descida automática, enquanto o 15º e penúltimo classificado irá discutir, a duas mãos, um playoff com a terceira equipa melhor classificada da Liga2 Cabovisão (as equipas B não podem subir, logo não contam para este cálculo).

Do segundo escalão subirão duas formações e desse playoff sairá o 17º clube que irá compor o nova Primeira Liga - à qual se acrescenta o Boavista, que vem diretamente do Campeonato Nacional de Seniores.

Por seu turno, na atual Liga2 Cabovisão as duas equipas que se classificarem mais acima na classificação (exceptuando equipas B) sobem diretamente ao principal escalão do futebol português, como vinha acontecendo nas últimas temporadas - como já referido, o terceiro também pode subir, se vencer o playoff com o 15º classificado da Liga ZON Sagres.

O novo figurino das provas profissionais ©Sérgio Oliveira
Quanto a descidas, apenas o último classificado dos 22 clubes que disputam a competição desce de divisão, caindo para o Campeonato Nacional de Seniores. Dessa competição, organizada pela Federação Portuguesa de Futebol, vão subir quatro equipas - as duas primeiras de cada uma das zonas de playoff que atualmente se disputam (exceptuando o Boavista, que já tem a subida garantida). Esta subida de quatro formações é excecional, pois o regulamentado é que sobem apenas três (os vencedores de cada zona e o vencedor do playoff entre os segundos classificados), só que, com a reformulação dos campeonatos, fica a faltar uma equipa nos quadros profissionais para 2014/2015.

Na próxima temporada a mudança será grande. Existirão mais quatro equipas profissionais do que atualmente (de 38 passará para 42) e as duas provas mudam de rosto competitivo.

A Primeira Liga volta a ter 18 equipas, aumentando logicamente o número de jornadas de 30 para 34No segundo escalão, o campeonato será dividido por duas séries (Norte e Sul), com 12 equipas cada. Será jogada uma primeira fase, a duas voltas e, posteriormente, os seis primeiros de cada disputarão, com os pontos a começar no zero, a subida ao primeiro escalão. Os seis últimos de cada série também se juntam para uma segunda fase, onde se definirão os clubes que descem ao Campeonato Nacional de Seniores.

Nenhum comentário: