terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Conheça a nova competição construída pela Liga Portugal em conjunto com os Clubes

8 de janeiro de 2016

Aí está a Liga Pro!
A nova competição, construída pela Liga Portugal em conjunto com os Clubes, tem marca própria e uma identidade assumida.
Vamos lançar uma prova mais atrativa para Adeptos, Media e Patrocinadores, num projeto com alcance até 2019 e arranque marcado já para a próxima temporada.
O diagnóstico efetuado fez-nos concluir que a sustentabilidade da competição exigia novas respostas.
O aumento para 24 equipas criou problemas de equilíbrio financeiro nos Clubes e diminuiu o interesse dos adeptos e dos media. A aposta no jovem jogador português tem estado aquém do desejável.
É necessário mudar o paradigma!
No entanto, nunca duvidámos do enorme potencial existente na competição: clubes com tradição e muita expressão nas comunidades locais; presença das equipas B com a marca dos chamados «grandes» a dar visibilidade mediática; base de crescimento para jogadores com qualidade de atingirem mais altos patamares.
Dando resposta a um objetivo apontado no programa para o mandato desta Direção da Liga, a Liga Portugal projetou a LigaPro, uma competição moderna, jovem, dinâmica e ambiciosa.
Mais espectadores e novos públicos
A LigaPro afirma-se como uma plataforma de novos talentos, assumindo-se como base de recrutamento por excelência para as seleções nacionais jovens e para os clubes da Liga NOS.
Apostará no jovem jogador português, explorará o potencial comercial dos nossos Clubes e continuará a aproveitar a força desportiva dos emblemas das equipas B como fator de valorização da prova.
Queremos uma competição com mais espectadores nas bancadas e novos públicos a colorirem os nossos estádios.
Vamos, em conjunto com os Clubes, garantir melhores condições nos nossos estádios, aumentando a qualidade do espetáculo para o adepto que assiste na bancada e para quem assiste através da TV.
Os nossos Valores
A LigaPro será, assim, uma nova competição mais apelativa, mais jovem, mais positiva.Queremos ser a grande montra de PROjeção do jovem jogador português.
Seremos uma competição cada vez mais PROfissional.
O público irá vibrar com a luta pela PROmoção à Liga NOS.
Os jogadores serão os PROtagonistas dos nossos jogos.
No logo da nova competição estão bem vincados os valores que nos guiam:

-- as cores (vermelho, verde e amarelo) fortalecem o alcance nacional da competição e remetem para a portugalidade relevante para uma futura internacionalização da marca;
-- as estrelas e o escudo remetem para o troféu da competição e representam também as jovens estrelas que pretendemos formar no novo posicionamento da competição - Talento;
-- o arco do vencedor simboliza o objetivo de todas as equipas que vão participar nesta competição: ganhar! Todos lutam pela vitória, não esquecendo o fair-play e a integridade.
Redução progressiva do número de equipas
A Liga Pro arrancará em 2016/2017, com 22 equipas, apontando para redução progressiva nas épocas seguintes (20 em 2017/2018 e eventualmente ainda uma nova redução para 18 em 2018/19).
Estudaremos a possibilidade de realização de «playoff» a duas mãos entre o terceiro classificado da LigaPro e o antepenúltimo da Liga NOS por uma vaga no principal escalão.
E introduziremos a obrigatoriedade gradual de inserção na ficha do jogo de um mínimo de jogadores sub-23 bem como de jogadores formados localmente.
Em resumo: queremos criar uma competição com mais valor, mais interesse mediático e mais público nas bancadas. Mais atraente. Mais sustentável.

Nenhum comentário: