quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

"O BI-CLUBISMO É UMA CHAGA QUE FERE..."

Ao visitar um blog do Portimonense, neste caso o Portimonense 1914, li um artigo muito interessante, escrito pelo gerenciador do referido blog, e o qual eu subscrevo na integra, e sinto-me completamente à vontade para o transcrever para aqui, porque sou, serei, e com muito orgulho, 100% FREAMUNDENSE!!!

Leiam com atenção:

Estou ciente de que este assunto pouco ou nada tem a ver com o Portimonense, porém, reflecte uma realidade que, quer queiramos quer não, partilhamos.
A claque maritimista fundada em 1995, os Ultras Templários, cessaram ontem as suas actividades de apoio ao Marítimo, segundo o comunicado disponível no seu blog oficial. De entre as razões que levaram a este acontecimento, podemos ler:
"A razão principal é evidente, a falta de amor das novas gerações pelo CSM e o nosso falhanço como grupo agregador de verdadeiros Maritimistas. O bi-clubismo é uma chaga que fere cada vez mais o nosso Club e em que nós enquanto grupo pactuamos e desde sempre foi enraizado. (...) Até os mais optimistas são unânimes em reconhecer que o afastamento das gentes, em particular a juventude do CSM em prol dos três clubes com mais história no continente é um sério risco à sobrevivência do nosso quase centenário Club. Mais grave ainda é quando o grande coveiro do nosso Club, o presidente, dá sinais de bajulamento chegando ao cúmulo de afirmar que é normal que nos jogos com essas ditas equipas sejamos minoria no Caldeirão."
(consultar o comunicado na íntegra aqui)
As palavras que aqui foram transcritas são suficientes para darem a entender onde quero chegar com isto. Este acontecimento é a prova de que o bi-clubismo, que além de dividir gentes de um país continental, divide gentes das ilhas (num acto que se julgava impensável, face á suposta união que os arquipélagos acarretam), pode ditar o fim de muitas claques de apoio organizado, bem como afastar (mais ainda) pessoas dos estádios locais, que preferirão pagar mais por bilhetes e deslocações em vez de vibrarem exclusivamente com o clube da sua terra, que assimila a sua identidade e cultura.
O bi-clubismo não é, contudo, perigoso se sentido de forma racional e ponderada. Há, no entanto, dados que nos levam a reparar que esta "enfermidade" já condicionou negativamente e irremediavelmente um indivíduo: quando este abandona o estádio local mais cedo, mesmo com o seu clube a ganhar, para ir para casa ou para um café ver o início ou o fim duma partida com um dos três "estarolas"; quando este leva para o estádio local uma camisola ou outro objecto referente a outro clube, numa enorme falta de respeito para com o clube que diz ser "seu"; quando este, em horários coincidentes, prefere ficar em casa a assistir a um jogo doutro clube, ou mesmo deslocar-se a um estádio mais longínquo tendo o "seu" clube um jogo em casa; entre muitos outros factores...

De que poderão queixar-se estes "adeptos"? De o seu clube da terra não ser suficientemente grande? Se se queixam disso, eu returco: com adeptos assim, jamais chegará a ser metade dum grande, ou até mesmo clubes com fortes massas associativas como o Vitória de Guimarães, Sporting de Braga, Belenenses, Leixões, entre outros...
Depende, portanto, de cada um de nós, desenvolver um maior clubismo e afeição àquele que é verdadeiramente o nosso clube, o clube da nossa terra, que nos viu crescer e que nos representa sempre que entra em campo.

Dário Guerreiro

13 comentários:

Anônimo disse...

O conteúdo do tema 'e subscrito totalmente por este comentador.Em Freamunde, democraticamente, albergamos tres casas dos ditos grandes.é verdade o divisionismo existente,ultrapassando a uniao que deveria ocorrer junto do scf.O Sr. Gerenciador do Blog, 100% free free não é mais freamundense que o,ora,comentador,e,deveria,reproduzir esse estado alma,no espirito e conteudo do allez.ja nos testiculos do meu falecido era freamunde.

Anônimo disse...

Grande post...

Aqui deviamos ser como guimaraes, ao ha casa dos 3 grandes, eles mesmo antes de tarem abertas ja estao desfeitas, tudo por amor ao clube da terra

ricardo jorge disse...

100% Freamundense

Infelizmente muitos ditos Freamundenses são mais portistas, benfiquistas e sportinguistas do que Freamundenses...

Não condeno que se simpatize com outros clubes, eu simpatizo com alguns, mas a minha paixão e o meu amor é o SCF!
Eu simpatizo com o Sporting, com Beira-Mar, com o Everton, e outros, como o clube que joga sempre o FCPF no domingo seguinte (este mais um bocadinho que os anteriores)... ou seja, tenho apreço por eles!

Mas paixão e loucura, só o SCF, por ele se chora e por ele se grita de alegria! É sentir aquele aperto cá dentro que nos corta o ar, e nos faz sentir a alma a crescer e nos tornar mais leve que a existência que nos ladeia... é uma euforia que não consigo descrever melhor! Só sentindo mesmo!

Na vida muda-se muita coisa, de emprego, de amigos, de carro, de mulher, de religião... mas quando se é Freamundense, é-se até morrer!

Não condeno as casas de outros clubes, condeno apenas os Freamundenses que se dizem Freamundenses e que nada sentem pelo SCF, e que nessas casa idolatram outros clubes de forma tão apaixonada e fiel! É pena! É como dizer-se cristão, e idolatrar Alá numa mesquita, ou vice-versa!

Desculpem a acidez!

Viva o SCF!

Apoio a causa: 100% Freamundense!

freamunde allez disse...

És GRANDE Ricardo!!!

Bruno disse...

Infelizmente, e não é só em Freamunde, muitA gente é muito mais portista ou benfiquista do que freamundenses.

- Se tiverem que pagar 5 euros por mês para serem sócios do Freamunde dizem que não têm vida para isso, mas são capazes de ir para Lisboa ver o benfica e gastarem em bilhetes e deslocação 50 ou 70 euros, que dava para pagar as cotas de sócio do ano inteiro do SC Freamunde!!

E eu pergunto:

-Porque é que um natural de Freamunde, nascido e criado sente mais amor ao Benfica etc do que ao SC Freamunde???

-Como é possivel, identificar-se mais com um clube distante, de uma cidade que mal conhece do que com a cidade que o viu nascer, que o ajudou a criar, e que quer queira quer não, tem influencia na sua maneira de ser e personalidade??

Eu sou freamundense nascido e criado, e quando o SC Freamunde joga, é um pouco de mim que tá dentro das 4 linhas, é um pouco das minhas raízes, do meu ser!!

Porque vou eu apoiar outro clube mais do que o Freamunde, se nada em mim tem a haver com aquele clube X, se nada me liga à dita cidade de onde é oriundo esse tal clube?!!! Não compreendo...mas sendo eu uma minoria, se calhar sou eu que estou errado, embora seja dificil alguem ter argumentos para me fazer pensar o contrario. Porque o que eu disse aqui é o que tem mais lógica, e é o que se passa na mairoia dos paises, Portugal infelizmente da-se o contrario...paciencia!!

VIVA O SC FREAMUNDE

Anônimo disse...

Por mim, não existia nenhuma cas desses clubes em Freamunde. Até é vergonhoso numa terra que se diz tão bairrista ter 3 casas dos grandes.
Não sei mas devemos ser das poucas terras que tem 3 casas de clubes de fora...VERGONHA

Ricky Bessa disse...

concordo perfeitamente, esse factor estragou um pouqinho o jogo com o braga.. support your local football team e algo muito bonito.. eu sou freamundense 365 dias por ano.

Anônimo disse...

Nascido e criado numa freguesia do concelho, que não Freamunde,e até um pouco distante, começei, com os meus 6 anos a ir com familiares ver jogos do FRE FRE. Começei a ver aquele senhor á minha frente a tratar mal o árbitro, e a dizer "aqui em Freamunde nao passas, aqui ninguém nos rouba se fosse no velhinho carvalhal já tavas a levar", e eu cá com os meus botões abstraia-me do jogo e pensava nessas palavras. Cada golo do Freamunde o meu coração palpitava, aquele espirito bairrista era algo fenomenal, eu estava a começar a gostar deste "ser freamundense". Entretanto por entre jogos do FRE FRE levaram-me ao velho estádio das Antas, um desses jogos que lá vi, contra o slb, no meio daquela confusao toda, nao senti nem metade do impulso que já sentia num jogo banal do FRE FRE. Para ai com 9 anos, outro familiar decide convidar-me pra ir á gamela ver um fcpf-Beira-Mar, e já com essa idade a 1ª coisa que fiz quando lá entrei foi "cuspir" no chao, tirar um lenço de papel do bolso e colocalo na cadeira, o Beira-Mar marcou golo, e dei por mim a gritar "Gollllo, mamai ai filhos da put@"... Nao sei o que já me passava pela cabeça com apenas 9 anos, mas este ódio já estava enraizado, muito por culpa daquele senhor que referi acima, que me colocou este apoteótico sentimento bairrista. Penso que acuando deste acontecimento aquele celebre Freamunde-fcpf já tinha-se realizado na época anterior, com o sr.bruno paixao a levar na boca naquela fantástica invasao.

Mas este amor pelo clube não se limitou a isso, o amor pela cidade, pelas Sebastianas, pela BA, pelos amigos,(...), tudo envolveu e envolve Freamunde. Por tudo isto dá-me pena e mágoa, um certo estagnar da situação, e até um certo afastamento dos Freamundenses do clube. Antes, iamos a barcelos, aves, penafiel, estoril, e era um prazer olhar para a bancada visitante, lembro-me de há 3 épocas nas Aves termos enchido a bancada num dia frio, onde perdemos 3-0. Isto dá-me imenso orgulho. Defendo o Freamunde sempre, no liceu cheguei a ter "problemas", sempre ultrapassados com grande superioridade, contra os ygays pra lá da baiuca, na actualidade até na faculdade defendo o Fre Fre e tudo que envolve esta terra fantástica. Porquê ter vergonha de dizer que SOU FREAMUNDENSE? QUE AMO O FREAMUNDE? no 1º dia de praxe prenunciei esse meu gosto, desde aí até á actualidade todos sabem qual o meu clube, onde fica, quem somos! Nao tenho vergonha disso, tinha sim vergonha de dizer, "sou do concelho de pdf e o meu clube é o sporting, benfica ou porto", ai sim, tinha motivos para me envergonhar. Mas não, SOU FREAMUNDENSE CARALHO, E SINTO IMENSO ORGULHO EM SÊ-LO.
DOMINGO APÓS DOMINGO, A FERVILHAR PELO SCFREAMUNDE...SÓ EM PENSAR QUE PODERIAMOS TER FEITO MAIS CONTRA O ACTUAL LIDER NACIONAL DEIXA-ME REVOLTADO, MAS ACIMA DE TUDO AQUELE JOGO DEU PARA SE ENTENDER QUE O ESPIRITO BAIRRISTA, A GARRA DENTRO E FORA DO CAMPO CONTINUA E CONTINUARÁ, BASTA PARA ISSO QUE NENHUM DE NÓS SE DESLIGUE DO NOSSO CLUBE.

VIR DO PORTO, NUMA PLENA 4ª FEIRA, COM UM MINI-TESTE NA FACULDADE, FALTAR, PARA APOIAR O FREAMUNDE CONTRA AQUELES AMARELOS PRA LÁ DA BAIUCA E FODER-LHES A BOCA JUNTANDO Á VITORIA FOI O EXALTAR DE TODO ESTE MEU ESPIRITO, QUE PELO FREAMUNDE DOU TUDO.

E RELEMBRO, não sou de FREAMUNDE nem nunca aí vivi. Quem me conhece sabe bem o quão amo este clube, esta cidade, este espirito...

Perguntavam-me no fim do jogo de 4ª feira frente ao braga, "quanto está o teu clube(supostamente o fcp)?" e eu simplesmente virei-me para o relvado e disse, "já acabou, perdeu 3-1" e revoltado com aquela pergunta abandonei o local, pois a minha ferida por cada derrota do FRE FRE demora muito a sicatrizar.

SOU FREAMUNDENSE A 100% E DAÍ?É PROIBIDO?


Miguel Carneiro*

Anônimo disse...

SE TODOS FOSSEM COMO EU ERAM:
100% FREAMUNDENSE
100% pela SELEÇÃO
E
simpatizante de outro clube,desde que não seja amarelo!!!!!

Anônimo disse...

Eu falo por mim, sou socio do freamunde ja a anos ainda o freamunde estava em escalões inferiores tenho as minhas quotas em dia vou sempre aos domingos apoiar o freamunde quando este joga em casa, ja cheguei a ir fora mas só quando é daqueles jogos importantes seja para não descer seja para subir. Nao sou daqueles que foge ao dia do clube, nem vou só quando esta sol, aínda nesta epoca ja apanhei algumas molhadelas para ir para o carro, ja apanhei tambem um frio do caraças. Mas alem de ser apaixonado pelo freamunde tambem simpatizo pelo benfica apesar de nunca ter deixado de apoiar o freamunde por causa do benfica. Conheço tambem pessoas não vou por nomes, que ja foram jogadores do freamunde e que agora trabalham na camera que só vão ver o jogo quando têm convite se não ja não vão. Agora para ver o seu clube que é um dos três grandes ja não se emporta de gastar o seu dinheirinho. P.S: um bilhete de um jogo dos grandes da para muitas quotas do freamunde. Por isso pensem bem e associem-se

Anônimo disse...

O seguinte dialogo irrita-me, e é um suposto dialogo mas que já aconteceu variadissimas vezes.

Do genero

- QUAL O TEU CLUBE?
- O Freamunde
- NÃO! QUAL É O TEU CLUBE DOS 3 GRANDES?
- Não gosto de nenhum dos 3 grandes, sou 100% freamundense
- AHH! JÁ VI QUE NÃO LIGAS NADA A FUTEBOL, ÉS DOS MAIS FINOS!!
- Sigo todo o futebol nacional e muito, mas a minha paixão é unica...o SC Freamunde!!




AGORA EU PERGUNTO
-Será que somos obrigados a ser adeptos de um dos grandes???

-Será que isso é sinonimo de gostar ou não de futebol??

A culpa é do povo, que logo quando os miudos têm 2 ou 3 anos, só perguntam: és Porto ou Benfica??

Fodasse, acabem com essa palhaçada, e tentem mas é incutir-lhes o gosto pelo clube da nossa terra, seja ele o Freamunde, o Penafiel, o Chaves ou Braga!!

Um dia que tenha um filho, podem ter a certeza de que nunca lhe farei essa pergunta estupida!



Os do Porto e os de Lisboa que são de cidades grandes e já têm lá gente que chegue, que os apoiem.

BCosta

Anônimo disse...

Bem, já vi que o meu artigo fez sucesso também nesta "casa". O que me é dado a ver é que esta realidade, a do bi-clubismo, é algo que se passa um pouco por todo o país, no seio de clubes de menor dimensão associativa.

Algum sucesso desportivo e mediatismo fizeram com que, num efeito bola-de-neve, apenas 3 clubes se tornassem "merecíveis" de apoio a nível nacional. Tremenda estupidez!

E de facto é como um comentário anónimo aqui refere: há aqueles diálogos onde se espera, à pergunta de qual é o nosso clube favorito, 3 respostas possíveis, como se não houvesse mais que 3 clubes em Portugal. Se, por acaso, não referimos um desses 3, a nossa credibilidade enquando amantes de futebol é posta em causa, senão mesmo desdenhada.

Continuem sempre a apoiar o clube da vossa terra, para diminuirem as maiorias e alimentarem minorias mais consistentes. Só assim o futebol português avançará, à semelhança daquilo que acontece noutros países europeus.

Anônimo disse...

o que posso concluir deste post é que tudo que é dito é completamente verdade, mas na minha opinião o freamunde nao
é muito prejudicado por isto.

Não digo que não seja prejudicado, só digo que seja pouco prejudicado, pois de terra pequena que somos, é um orgulho ter os adeptos que temos, acima de tudo união.


Se querem exemplos de clubes que sejam prejudicados por isto há o exemplo do Beira-Mar, do União de Leiria que são clubes de grandes cidades a nivel nacional e têm o estadio completamente "as moscas" e que pouco apoio do seu publico tem.

São exemplos...