quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Taça de Portugal

Freamunde 1-3 Braga


Visto pela imprensa:

Sérgio Pires - www.maisfutebol.iol.pt:
O Sp. Braga puxou dos galões, aproveitou a expulsão de um jogador adversário e tornou fácil um jogo que durante uma hora prometia tornar-se numa surpresa monumental (1-3). A fortuna de Filipe Oliveira, a garra de Moisés e a frieza de Matheus acabaram por colocar tudo na sua ordem natural: passou o Braga, naturalmente, mas com um resultado que serve de máscara à pálida exibição. Freamunde fica em casa.... O 2-1 estava feito e a sentença chegaria momentos depois, por Matheus, que aproveitou uma excelente recuperação de bola de Alan para driblar Tó Figueira e empurrar para o fundo das redes e fechar um resultado enganador.

O Jogo:
Três trincos (o quarto jogou como avançado) e cinco defesas não tornam obrigatoriamente uma equipa defensiva. É estranho que assim seja, mas o Freamunde de ontem provou-o. Jorge Regadas alterou radicalmente um onze que não perdia há quatro jogos. Ainda assim, e pese uma configuração que impedia qualquer saída para o contra-ataque, deve dar-se à sua equipa o mérito de não ter sido submissa e de se ter batido, de igual para igual, na larga maioria do tempo. Valorizou a vitória do Braga e obrigou o líder da Liga Sagres a jogar como Domingos pediu: nos limites.
Vencer a Taça de Portugal é um objectivo evidente e, ao contrário do título nacional, claramente assumido. O Braga não poupou ninguém mas, pelas características diferentes de um jogo a eliminar, não foi o rolo compressor que habitualmente é contra equipas de menor envergadura. Desconfiado da estratégia, aparentemente defensiva, dos capões, o respeito foi a principal qualidade exibida. Seguiu-se a concentração, o empenho e a intensidade. Só no fim, e já depois do 3-1, apareceu a velocidade, o requinte e os preciosismos técnicos.
O primeiro tempo, de estudo mútuo, terminou com o resultado certo: nulo, quase correspondente às oportunidades criadas por ambas as equipas. O intervalo mudou tudo e muito por culpa da subida dos laterais do Freamunde, que abriram o jogo e descoordenaram os encaixes já estabelecidos. O jogo entrou num ritmo frenético, que atingiu o auge no quarto de hora que começou no golo de Filipe Oliveira e terminou com a sentença final de Moisés. Pelo meio, Bertinho empatou e Marco Tiago foi expulso. Isto além de outros lances de golo e da contestação ao árbitro, que ainda que dispensável ajuda sempre ao ambiente. Foram 16 minutos de total emoção e nesses ganhou... a concentração. Ou o valor daqueles que mais estão habituados a tamanha intensidade. Foi no exagero dos festejos do Freamunde que o Braga recuperou a vantagem. E foi no desnorte da estocada que ditou a sentença final. O Braga está nos quartos e merece-o. Até porque o Freamunde valorizou o apuramento. E em situação alguma se rendeu.


Estádio do Freamunde
relvado mau
2 mil espectadores
Árbitro Carlos Xistra (Castelo Branco)
Assistentes Jorge Cruz e Celso Pereira
4º árbitro Nuno Roque
FREAMUNDE
Treinador Jorge Regadas
1 Tó Figueira GR 4
25 Raviola LD 5
20 Luís Pedro DC 4
5 Romaric DC 5
44 João Paulo DC a 64' 5
4 Marco Tiago LE 3
11 Emanuel MD 6
18 Luiz Carlos MD 6
6 Tarcisio MD 4
10 Marco Cláudio AV a 60' 4
8 Bock AV a 69' 5
12 Peraltinha GR
14 Pinto DC
7 Barbosa MD d 69' 3
3 Kika MO
31 Gustavo AE
9 Bertinho AV d 64' 5
29 Cascavel AV d 60' 5
Golo
[1-1] 70' Bertinho
amarelos 30' Bock, 62' e 65' Marco Tiago
vermelhos 65' Marco Tiago
Remates à baliza 5 [2+3] Remates para fora 4 [2+2] Foras de jogo 6 [5+1] Cantos 2 [1+1]
Faltas cometidas 20 [11+9]

BRAGA
Domingos Paciência Treinador
1 Eduardo GR 6
27 Filipe Oliveira LD 6
5 Moisés DC 7
4 Leone DC a 59' 5
6 Evaldo LE 5
88 Vandinho MD 5
45 Hugo Viana MO 6
8 Mossoró MO a 78' 4
30 Alan AD 7
19 Meyong AV a 61' 3
9 Paulo César AE 3
31 Kieszek GR
15 Miguel Garcia LD d 78' 4
3 Paulão DC d 59' 5
22 Rafael Bastos MO
7 Osvaldo AD
81 Adriano AV
99 Matheus AE d 61' 6
Golos
[0-1] 59' Filipe Oliveira [1-2] 72' Moisés
[1-3] 79' Matheus

19 comentários:

Anônimo disse...

grand jgo ontem...
mesmo sendo o braga conseguimos mostrar um bom futebol...
ja sei q vou ser criticad ao dize.lo mas para mim p resultado nao e' justo e nao mostra o q realment aconteceu durante os 93min...

O fre foi superior, o brag depois da expulsao do nosso jogadr teve mais oportuidades e' certo mas mesmo assim nao foram superiores, o 3.1 ocorre numa infelicidade de raviola, ou seja em contra-ataqe. todas as jgadas de perigo deles eram assim...

o Ravi mesmo fazendo o erro do 3.1 para mim foi um dos melhors, correu o jogo todo, grandes entradas pela ala, grandes cruzamentos, na parte final um pouco roto o q e' normal..

Grande jog Fre, saimos mas de cabeça levantada!!!

Anônimo disse...

Grande jogo.
Vitória injusta, o Freamunde foi sempre a melhor equipa em campo.
Teve as melhores oportunidades, jogou com muita tranquilidade e com muita qualidade.
Pena foi uma arbitragem fraquinha, muito fraca mesmo e a prejudicar sempre o Freamunde.
Lamentável a expulsão de Marco Tiago, uma fantochada do sr.xistra.
Grande jogo.

Anônimo disse...

grande jogo do Freamunde,apenas com um senão porquem quem devia ir a imprensa deveria ser o Monteiro e nao o regadas que fez outra vez figura triste e apenas realçou o xico dos leitoes

Anônimo disse...

Perdemos mas ensinamos o lider da 1ª liga a jogar Futebol :b

Amo-te Frefe

Ricky Bessa disse...

quanto ao jogo de ontem.. quero apenas dizer que como e' obvio e' um orgulho enorme ser freamundense, pelas pessoas e pelos jogadores.. um jogo claramente equilibrado com uma primeira parte a dar nulo justo.. na segunda parte entramos bate.mos com a bola na barra, e eles, sim chamo eles ao lider da liga sagres, porqe foram vulgarizados, foram a nossa baliza e marcaram sem querer.. pra mim foi isso que decidiu o jogo.. o que aconteceu a seguir.. e' o bairrismo freamundense, a garra dos jogadores a jogar com 10, o teatro do sr Xistra e a eficacia de uma equipa onde 3 jogadores pagam o nosso plantel todo..

P.S Foi feio tanto a idiotice dos adeptos do Braga a cantarem olé.. se fosse lider da sagres e visse um jogo daqeles ia bem caladinho embora.. e a estupidez da imprensa nacional.. o que vai ser bonito vai ser a segunda volta, Carrega FRE FRE

Anônimo disse...

QUE VERGONHA DE RELVADO VOCES TEM AI,AINDA ANDARAM A FALAR DO RELVADO DA OLIVEIRENSE,AO PE DESSE PARECE O RELVADO DO DRAGÃO.

Anônimo disse...

BEM "REGADO"(REGADAS) NO PARRILHADA

MAS NO ESTADIO SÓ NA BANCADA

O MONTEIRO UM SENHOR!!!

TOMA CONTA DA CAMBADA


FORÇA FRE FRE

Anônimo disse...

mijo-me a rir com o vosso clubezeco! a camara paga-vos obras no estádio, relvados sintéticos e tem convosco um contrato de publicidade nas camisolas tão chorudo como o que tem com o paços que é o único club do concelho com projecção nacional e nem assim conseguem mais do que andar a lutar para não descer na liga da aguinha... haverá algo mais patético neste mundo?!

Anônimo disse...

André Leão no Paços. Estes tipos gozam connosco

Anônimo disse...

É verdade, fazem de nós o que querem

rui disse...

Falas sem saber oh anonimo!!

Sim a camara municipal contribui mas não é com milhoes como a camara de Braga oh parolo!!

Vai à merda, és de Braga, fechas mal a porta!!!


Vitóooooooria!!! eh eh!!

Anônimo disse...

Parece que o penultimo anonimo é marroquino (nao sei é de é de Paços ou Braga :D). Para começar gostava de perguntar ao anonimo que falou do nosso relvado, quantos anos tem o relvado do seu clube ? é que o nosso nunca foi trocado, ou seja, é o mesmo desde que o nosso estadio foi construido à cerca de 17 anos (mais coisa menos coisa) e com estes anos todos está em optimas condiçoes, e não se pode esquecer o estado do tempo que tem assulado esta regiao nos utlimos , algo que afectariae afectou qualquer relvado em portugal, inclusive o do seu clube. Quanto ao penultimo anonimo, a camara paga-nos as obras ? Já que está tão bem informado, quais foram as ultimas obras do Freamunde ? eu só me lembro a pintura das paredes das bancadas, e para isso nao precisamos da camara, as unicas obras que se fizeram ultimamente que implicaram medios/grandes investimentos, foram os melhoramentos aquando a nossa subida para a Liga Vitalis, à cerca de 4 anos e essas foram pagas com a venda de jogadores como o andre leao ou o Luis Pedro e ainda as percegentagens relativas à formação do antunes e do bosingwa, pois é eu vou as assembleias gerais do clube e sei do que falo, e posso falar com certeza, ja o senhor... Em relação ao relvado sintetico, sim a camara colaborou em grande parte no pagamento do sintetico, mas apenas compriram uma promessa que foi feita à 16 anos e je que ja estava no papel à 14 anos lembra-se ? pois em lembro-me, e se é pacense lembre-se que tambem que foi colocado no vosso campo para as camadas jovens um novo relvado sintetico, o segundo que a camara pagou na totalidade e a nos foi o primeiro. Contratos de publicidade chorudos ? então alguem no Freamunde mete muito dinheiro ao bolso, porque o Freamunde é o 3º clube com orçamento mais baixo da Liga Vitalis, e se diz que são os mesmos que o paços então no paços tambem há gente a meter dinheiro ao bolso porque tambem são dos clubes com orçamentos mais baixos da Liga Sagres, somos sim um clube cumpridor (tal como o paços, que apesar de não gostar do paços, estes clubes devem ser enaltecidos por tal, e o paços já o foi aquando da anulação da sua despromoção à liga de honra em troca com o Boavista) e eu orgulho-me disso. Somos uma equipa pequena, mas cada vez mais estamos a seguir um caminho de crescimento controlado e eficaz, e se agora é o paços a unica equipa do concelho com projecção nacional, pode ser que dentro de algum tempo (ou ate mesmo pouco tempo) isso mude.

SIM ORGULHO DE SER FREAMUNDENSE, SIM ORGULHO-ME DE VIVER NESTA CIDADE E SIM EU ACREDITO NESTA EQUIPA E ACREDITO QUE COM A ESTRELINHA DA SORTE QUE NOS ACOMPANHOU TANTAS OUTRAS VEZES POSSAMOS ALCANÇAR ALGO MAIS DO QUE O 6º LUGAR DO ANO PASSADO.

[Queria deixar ainda uma pequena nota sobre a noticia do andre leão, penso que nao se poderá condenar o rapaz por ter assinado pelo paços, é um rapaz novo e apenas esta a querer construir um futuro, conheço de perto este rapaz e acreditem que se ele pudesse ele regressava de novo ao freamunde, mas como todos sabemos a vida não ta facil, e o paços apenas lhe ofereceu melhores condições, e ele assim poderá aproveitar para relançar a carreira de novo numa liga com muito maior expressão do que a nossa, quantos de nos não fariam o mesmo ? falar é facil, mas quando somos nós é que é lixado !]

Pode ser que nos encontremos num futro proximo, e talvez não seja para a taça :D

Saudações Azuis e Brancas

Anônimo disse...

Gosto muito da vossa amizadezinha com os espanhois...Até já marroquinos nós chamam e tudo...

Tenho pena que esse paleio tenha ficado pela net ou então pelas pedras (percebem??)

Nuno Leao disse...

Para o último anónimo:
Só foi pena que não tivesse assinado nem que fosse com um nickname por que andar a tratar as pessoas por anónimo penúltimo ou ultimo não tem lá mt jeito.
Até porque falou muito e muito bem. Subscrevo quase tudo. Nesse discurso o recurso ao insulto tipo "marroquino" até fica mal. De resto assim pensassem todos.

1 disse...

Amigo bracarense:

Provavelmente não conheces a nossa imensa rivalidade com o Paços por estás a falar em marroquinos etc.

Aqui também já há muitos muitos anos, freamunde e paços são espanhois e marroquinos!!

Tenho 30 anos e desde que me lembre, nós freamundenses somos tratados por espanhois e os de Paços por marroquinos.


Pá, e se somos espanhois, é natural a maior simpatia com o Guimarães...eh eh!!

Voces unam-se aos marroquinos amarelos

Anônimo disse...

Caro Nuno Leão, não me identifiquei apenas por esquecimento, pois todos os comentarios que tenho feito neste blog tenho-me identificado e tambem tratei os outros comentadores por anonimos porque não tinha outra identificação tal como eu. Em relação à utilização do "marroquino"´foi apenas uma brincadeira e penso que não deve ser tida como provocação ou algo que se pareça, até porque desde sempre ouvi apelidarem os freamundenses de espanhois, e os pacenses de marroquinos, uma analogia tambem utilizada em diversas outras situações e nunca vi ninguem ficar zangado por isso.

Saudaçoes Azuis, Francisco Machado

Ricky Bessa disse...

quanto a noticia do andre, e um grande freamundense, e claro so espero qe marques sempre, que jogues sempre bem.. mas que percas igualmente sempre.. :D força miudo.

Anônimo disse...

Os marroquinos foram calados em Freamunde. Até tremeram pelo que me disseram. É isso mesmo malta, pena termos tido jogo em vila do conde á mesma hora, se nao estaria batidinho neste jogo.

Admiro bastante este clube, Freamunde, e o pessoal freamundense. Acompanho tbm a claque, apesar de pelos vistos estar numa fase menos boa, como todos as tem, pelo que me conta o meu primo, membro da Brigata, mas malta, á que reanimar. Estive presente num Vizela Freamunde, e tenho-vos a dizer que estiveram á altura de qualquer grupo da 1ª, de longe melhores que os vossos vizinhos carpinteiros.

força

(não dêem paleio a estes marroquinos, o que eles querem é festinhas!)

WA99 "quem nos viu nascer jamais nos verá morrer"

Anônimo disse...

Deixem-se de merdas e de paleio bracarenses.
O Domingos andou a dizer que vinha para vencer com tranquilidade, que ia jogar com os mais utilizados, com a equipa a 100%...vocês tremeram e muito, e não foi de frio!

Quanto aos olés era desnecessário, só mostra o vosso baixo nível e o grande medo de ter uma surpresa. Na 2ª volta em vez de dizerem "olé" pode ser que digam "adeus"...e do sonho cor-de-rosa acordaram todos os bracarenses!

E já agora a vossa mística é uma treta, até o guimarães trazia mais adeptos e não está na vossa posição.