sexta-feira, 27 de abril de 2012

Manifesto de um Freamundense! - Por Ricky Bessa

Eu lembro-me perfeitamente de ter escolhido a minha preferência politica, de ter adoptado uma religião, de virar adulto, até da primeira vez que tive uma desilusão amorosa, são situações que consigo definir no espaço e no tempo com alguma facilidade..

No outro dia perguntaram-me de forma pertinente, és do Freamunde desde quando? És do Freamunde porquê? Eu hesitei, a verdade é que não consegui responder de forma supersónica, duma forma corriqueira, aquelas questões.. Ser do Freamunde é muito mais que um estado de espírito passageiro, é algo mais forte que uma simples simpatia, mais persistente que qualquer moda, ser do Freamunde não é como as calças à boca de sino que vão e voltam, é como usar um par de jeans, algo que nos faz sentir bem, confortáveis.. Ser do Freamunde é estar bem de domingo a domingo, quer a equipa esteja no topo ou na penumbra, quer na Orangina ou na Regional.. Ser do Freamunde é algo intemporal, é algo que não conseguimos definir o principio e jamais terá fim.

Sinceramente, não sei definir o momento em que me tornei Freamundense, não sei se foi a festejar os livres do Ricardo Fernandes, os golos do Bock, as defesas do Ribeiro, se foi de ver o nosso complexo a abarrotar naqueles famosos quartos de final contra o Porto, ou até, se foi de ouvir o meu Pai a contar as histórias do velhinho Carvalhal, dos tempos em que aqueles que vestem de amarelo se borravam de medo, só de passar da Baiúca pró lado de cá..

Sou do Freamunde desde que me posso considerar gente, sou do Freamunde não porque parece bem, mas porque me faz sentir bem melhor, sou do Freamunde porque quando somos tocados por um sentimento tão especial não podemos jamais deixar de o sentir, de ir ao estádio, de ficar emocionados quando o clube aparece nos jornais, de ficar abatido com as derrotas como se nos tivessem dado um murro no estômago, de ficar alegre nas vitórias como se tivéssemos ganho na roleta..

Todos sabem que atravessemos uma das fases mais conturbadas da nossa existência, mas, do fundo do poço saem sempre os campeões, ninguém dúvida que este é um clube de campeões, ninguém dúvida que somos singulares e únicos, capazes de trepar qualquer Everest, quanto mais um simples poço..

Peço a todos os que se sentem Freamundenses como eu, que apoiem esta equipa, mas acima de tudo esta instituição, esta casa, esta história que ainda tem muitas páginas para virar, que estejam lá, durante os 270 minutos que faltam até ao fim do campeonato, para que no fim todos tenhamos sentido que o máximo foi dado..

Aos jogadores, que lutem como têm lutado, a sorte está directamente ligada com probabilidades, se ela nos tem faltado até aqui, com lesões, castigos e erros de arbitragens, tenho a certeza que ela vai mudar, que vai acompanhar esta equipa, uma das equipas com mais garra e coração destes últimos ano, capaz de recuperações espantosas e de ir buscar forças onde já ninguém pensa ser possível..

Todos juntos, vamos à luta, o barco pode afundar, mas estamos e estaremos sempre todos a remar para o mesmo lado até ao ultimo suspiro, as ondas vão continuar a bater e nós iremos continuar a remar cada vez com mais força rumo a porto seguro.. Somos Freamunde, somos singulares, somos garra, somos alma invencível.. Todos ao estádio!


Ricardo Bessa, sócio 2242 do Sport Clube Freamunde.
 Retirado de: facebook

2 comentários:

LMartins disse...

é assim, tudo o que escreves-te é muito bonito e motivador, mas tem um senão, já que gostas tanto assim do Freamunde e parece que já acompanhas a bastante tempo, nõ achas que te tornas-te soco assim um pouco para o tarde??? Mas uma coisa é certa, mais vale tarde que nunca......

LMartins disse...

O que escreveste é muito bonito e motivador, mas tem um senão, demonstras que gostas do Freamunde e que acompanhas o Freamunde a já algum tempo, mas não achas que te tornas-te sócio assim um pouco tarde??? mas como diz o ditado, mais vale tarde que nunca............