segunda-feira, 11 de abril de 2016

FREAMUNDE-ORIENTAL, 0-0: EQUIPA DA CASA FALHA ASSALTO À ZONA DE SUBIDA

O Freamunde falhou este domingo o acesso direto a um lugar de subida na 2ª Liga, ao consentir um empate 0-0 na receção ao quase condenado Oriental, num jogo da 40.ª jornada que valeu pela segunda parte.

Num jogo solidário, em que um brinquedo, uma peça de roupa ou um bem não perecível podia ser trocado na secretaria do clube nortenho por um bilhete para o jogo, o candidato à subida Freamunde deu meia parte de avanço ao Oriental e, quando quis mudar as coisas, faltou tempo e discernimento para combater alguma infelicidade.

Os pupilos de Carlos Brito não souberam fazer corresponder o previsível domínio do jogo a lances de perigo, devido a uma baixa intensidade de jogo, fraca dinâmica ofensiva e previsibilidade nas trocas de bola, favorecendo a estratégia ultradefensiva da formação lisboeta.


O técnico Jorge Andrade, que já tinha sido feliz em Freamunde pelo Atlético (0-0), defendeu sempre com o bloco muito baixo, deixando quase sempre seis elementos atrás da linha da bola e, sob maior pressão, formando duas linhas, uma de cinco e outra de quatro elementos, muito próximas, entregando o ataque ao desamparado Simões.

Sem envolvimento dos laterais, velocidade nas movimentações e pouco pressionante, o Freamunde pareceu acusar a pressão de ter de vencer para ficar em zona de subida, ultrapassando o Famalicão (derrotado hoje em casa pelo aflito Benfica B, por 3-2), e só por duas vezes na primeira parte ameaçou a baliza do Oriental.

O argentino Ivan Perez esteve nos dois lances, primeiro ao testar os reflexos de Rafael Veloso, com um remate à entrada da área, aos 17 minutos, e, 12 minutos depois, ao desmarcar Fausto Lourenço, num lance em que o extremo freamundense, de cabeça, após um primeiro ressalto, chegou a provocar sensação de golo no estádio.

Os locais foram mais determinados na segunda parte, imprimindo maior velocidade e dando largura ao jogo pelos laterais, e criaram quatro situações claras de golo.

Fausto Lourenço e Pedrinho, um dos poucos jogadores a estar sempre ligado à corrente, este último já nos descontos, levaram a bola ao ferro da baliza do Oriental, que ficou com queixas de Rui Costa, aos 53 minutos, por não ter assinalado falta à entrada daa área do Freamunde e exibido o vermelho a Rocha, por falta clara sobre Simões.

Com este empate, o Freamunde igualou o Famalicão, ambos 67 pontos, a um do Portimonense, terceiro e em zona de subida, enquanto o Oriental mantém o penúltimo lugar, com 36 pontos, a uns distantes 12 pontos da zona de permanência.

Jogo no estádio do SC Freamunde, em Freamunde.


Freamunde: Marco Rocha, David Bruno, Rocha, Luís Pedro, Huguinho, Robson, Ivan Perez, Pedrinho, Celeste (Pedro Pereira, 79), Cafu (Anderson Dim, 75) e Fausto Lourenço.

(Suplentes: Rui Nereu, Leandro Albano, Amadeu, Eridson, Pedro Pereira, Jiapeng Feng e Anderson Dim).

Treinador: Carlos Brito.

Oriental: Rafael Veloso, Cajú, André Almeida, Hugo Grilo, João Pedro, Tiago Mota, Bruno Aguiar (Valdo Alhinho, 62), Tom, Henrique Gomes (Leonel, 46), Simões e Hugo Firmino (Thiago Freitas, 77).

(Suplentes: Rafael Marques, Varudo, Valdo Alhinho, Pedro Mendes, Thiago Freitas, Leonel e Peter).

Treinador: Jorge Andrade.

Árbitro: Rui Costa (Porto).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Huguinho (32), Celeste (34), Rocha (86), Simões (87), Cajú (90+2) e Valdo Alhinho (90+4).

Assistência: Cerca de 1.000 espetadores.
Autor: Lusa

PONTUAÇÃO INDIVIDUAL

MARCO - 6
DAVID BRUNO - 6
LUIS PEDRO -7
ROCHA - 7
HUGUINHO - 6
IVAN PEREZ - 7
ROBSON - 6
PEDRINHO - 7
FAUSTO - 6
CELESTE - 6
CAFU - 6
ANDERSEN - 3
PEDRO PEREIRA - 2

MELHOR EM CAMPO - PEDRINHO

Nenhum comentário: