Longo caminho a percorrer até pensar na subida
Susana Silva
Os juniores do Freamunde não tiveram o melhor arranque no Nacional da 2.ª Divisão, mas sete vitórias consecutivas colocaram a equipa no primeiro lugar e mais perto do desejado regresso ao escalão maior.
Apesar de ocuparem a primeira posição da Série A, treinador e jogadores ainda não assumem a subida como meta. "O apuramento para a segunda fase é o único objectivo. Estamos muito perto, mas ainda não o conseguimos. Quando isso acontecer, então traçaremos novos objectivos", revelou o treinador
Carlos Coelho, ainda com o mau início bem presente no pensamento.
O ponto de viragem, segundo o técnico, surgiu à segunda jornada, após a derrota, fora, com o Bragança. "Reflectimos, discutimos o porquê e descobrimos que era necessário uma nova atitude. Tivemos de nos adaptar ao campeonato para conseguirmos ter melhores resultados". Neste momento, Carlos Coelho aponta o colectivo como ponto forte da equipa. "Mas mesmo aí ainda temos um longo caminho a percorrer. Se melhorarmos nesse capítulo podemos alcançar a segunda fase e então pensaremos em voos mais altos", explicou.
O capitão
Daniel Leal, médio de 18 anos, atribui o primeiro lugar ao trabalho diário do grupo e só lamenta que não se dê tanta atenção a esta prova. "É normal as pessoas só olharem para a 1.ª Divisão Nacional, mas também há qualidade na segunda, pois o campeonato até é mais competitivo", anotou o médio, que sonha um dia chegar à selecção nacional.
Pedro Baptista, central de 17 anos, gostava, na próxima época, de jogar com equipas muito mais fortes. "Mas para já pensamos na segunda fase", defende o jovem. E apoio não falta aos juniores. "As pessoas da terra têm bastante orgulho nas camadas jovens e nos seniores e gostam de marcar presença", enaltece o defesa.
Proveitos visíveis
Rui Neto, director do departamento juvenil freamundense, assume como objectivo "a valorização dos atletas, para que no futuro possam integrar o plantel sénior". E, os sete jogadores formados no clube que estão actualmente na equipa principal são o melhor exemplo de que o os capões têm sabido tirar proveito do investimento feito na formação.
plantel
Guarda-redes: Moura, André e Meireles.
Defesas: Eduardo Torres, Pintinho, Pedrosa, Marcos, Pedro Batista, Paulo Monteiro e Márcio. Médios: Gustavo, Paulo Ferreira, Ricardo, Daniel Leal, Pedro e Andrezinho.
Avançados: Joel Gonçalves, Pepe, Fábio, Nandinho e Raul Barbosa.
Equipa Técnica: Carlos Coelho (Treinador), Mateus Costa e Rui Ribeiro (Adjuntos).